tratamento intensivo

Pacientes das alas adulto e neonatal são transferidos para nova Central de UTIs do Husm

Há ainda duas UTIs a serem transferidas: a pediátrica e a cardiológica

18.357
Foto: Foto: Assessoria de Comunicação (Husm)


Foto: Assessoria de Comunicação (Husm)

Os pacientes que ocupam os leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Universitário de Santa Maria (Husm) começaram a ser transferidos para a nova Central de UTIs da instituição. Até agora, apenas pessoas com Covid-19 estavam em uma ala da Central. Na manhã desta quinta-feira, os pacientes Neonatal foram levados até o 3º andar do novo prédio. Já na quarta, os pacientes da UTI adulto foram instalados no mesmo andar da UTI Covid - transferida dia 26 de fevereiro.

Minutos antes de iniciar o transporte dos pacientes, que seguiu os protocolos de segurança, foi realizada uma breve cerimônia de inauguração da área nova, restrita aos profissionais de cada área.

- Ninguém merece mais essa UTI do que os pacientes, vocês, que trabalham nela, e os alunos que vão aprender como se atua numa UTI qualificada, porque esse é um hospital de ensino. E quanto a nós, da gestão, estar aqui, nesse momento, é uma honra imensurável. Estamos muito emocionados - disse Elaine Resener, diretora do hospital, ao desenlaçar a fita de inauguração da UTI Adulto, na manhã de quarta-feira.

Santa Maria recebe mais 8,8 mil doses da vacina contra a Covid-19

A nova UTI para internação de adultos oferece um total de 10 leitos, apenas um disponível no momento da transferência. Dentre as vantagens da nova área, foram destacadas a adequação do espaço físico à legislação vigente e melhoria das condições de isolamento: todos os leitos são individuais e não há mais enfermarias.

- Foi muito emocionante. Quando a gente entrou aqui e começou a instalar os ventiladores pulmonares, vimos toda essa estrutura pronta e nem acreditávamos. O paciente ganha porque vai ser melhor atendido, e a equipe vai trabalhar num local mais tranquilo, com mais espaço, com mais qualidade e segurança. - afirmou Janice Soares, chefe da Unidade de Cuidados Intensivos e semi-intensivos Adulto.


Foto: Assessoria de Comunicação (Husm)

Na manhã de quinta-feira, por volta das 8h, foi transferido o primeiro bebê da UTI Neonatal. Os outros 19 - de alto risco e cuidados intermediários - foram levados até o final da manhã.

- Quem diria que em um ano tão difícil, a gente teria um momento tão maravilhoso como esse. A gente começou a pensar esse projeto há duas décadas. São 20 anos de trabalho, de espera, de organização, de expectativa. Mostra que como a união é importante e como não perder a esperança é importante - recorda Beatriz Silvana da Silveira Porto, intensivista Neonatal, hoje gerente de Ensino e Pesquisa do HUSM.

Há ainda duas UTIs a serem transferidas: a pediátrica, prevista para os próximos dias e a Cardiológica, que irá ocupar o espaço cedido para a UTI Covid.

O TOTAL DE LEITOS DO HUSM

  • UTI Covid - 20 
  • UTI Adulto - 10
  • UTI Neonatal - 10 (e outros 10 de cuidado intermediário, que também foram transferidos para a Central)
  • UTI Cardiológica - 4


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 

© 2021 NewCo SM - Empresa Jornalistica LTDA


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7188
(55) 3213-7190