covid-19

Ocupação de leitos de UTI está em 87,2% em Santa Maria

Taxa é a mais alta dos últimos 14 dias. Instituições de saúde publicaram nota pedindo cuidados por parte da população

18.398

A ocupação de leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) é a mais alta dos últimos 14 dias em Santa Maria. As informações foram atualizadas às 10h desta segunda-feira no mapa de informações do governo do Estado. Nesta segunda-feira, 87,2% dos leitos de UTI estão preenchidos na cidade. No domingo, a proporção era de 86,2% e no sábado era a mesma taxa desta segunda-feira. 


Do total de 109 leitos de UTI disponíveis na cidade, 95 estão ocupados. Dos leitos de UTI do SUS, a taxa de ocupação é ainda maior: 89,8%, ou seja, do total de 49, somente 5 estão disponíveis. 

AM Centro entra com recurso para reverter bandeira vermelha

A taxa de ocupação em leitos clínicos é menor: 40,4% de leitos destinados a pacientes com Covid-19 ou suspeita da doença estão em uso. Na semana passada, o prefeito Jorge Pozzobom (PSDB) e a secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann, anunciaram mais leitos no Hospital Regional, mas ainda não há data confirmada para isso. 

PEDIDO DE CUIDADOS
Desde que a taxa de ocupação começou a crescer, nos últimos dias, seis instituições da Região Central emitiram uma nota de alerta à população. A carta, assinada por 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (4ªCRS), Associação dos municípios da Região Centro, Hospital Universitário de Santa Maria, Hospital Regional, Grupo Hospitalar Santiago, e Hospital de Faxinal do Soturno, pede reforço aos cuidados de prevenção ao contágio do coronavírus.

A carta fala em medidas que devem ser adotadas para diminuir o risco de infecção, pede que a população siga com a prevenção e alerta para a crescente necessidade de leitos de UTI no município. As medidas de prevenção incluem o uso de máscara, a higiene das mãos e evitar aglomerações. 

Veja, abaixo, o que diz a nota na íntegra: 

"Alerta à População

Nós, os serviços de saúde pública, que cuidamos das pessoas que estão com COVID-19, ALERTAMOS o aumento de casos que necessitam de internação em UTI.

Vivemos um momento em que não estamos medindo esforços nas nossas instituições para dar a atenção necessária a você ou seu familiar, sobretudo nos casos avaliados como moderados ou graves. Vários lugares do país passaram por essa situação, acarretando um grande número de óbitos.

Para salvar vidas, é imprescindível que todos previnam o contágio. Reforçamos aqui as medidas de segurança que devemos adotar:

1) Precisamos evitar atividades que possam gerar quaisquer aglomerações e diminuir a circulação nos lugares públicos;

2) Quando for inevitável circular em outros lugares, temos que redobrar as medidas de segurança: usar máscara, lavar as mãos, manter o distanciamento de dois metros, evitar lugares fechados e com reunião de pessoas;

3) Caso você, ou alguém próximo apresente sintomas de síndrome gripal procure os serviços de testagem. E, mesmo antes de ter o caso confirmado, adote, imediatamente, medidas de isolamento;

4) Se houver a confirmação do diagnóstico, todos os seus contatos devem ser avisados e devem procurar esses serviços de testagem.

5) Todos os casos suspeitos ou confirmados devem manter, rigorosamente, o isolamento.

Nós cuidamos de vocês, mas só poderemos enfrentar essa pandemia se todos nos empenharmos em cuidarmos uns dos outros.

NOTA ASSINADA PELAS SEGUINTES INSTITUIÇÕES: 4° CRS; AMCENTRO; HUSM; HRSM, Grupo Hospitalar Santiago; Hosp. de Faxinal do Soturno. 

Nota Informativa: Informamos que o documento que está circulando nas redes sociais anteriormente a este não é de nossa autoria."





fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 

© 2021 NewCo SM - Empresa Jornalistica LTDA


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7188
(55) 3213-7190