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O paciente sempre em primeiro lugar

Diogo Brondani


  A qualidade no atendimento ao paciente na hora de um serviço de saúde faz toda a diferença no resultado do tratamento, principalmente se ele for de urgência ou emergência. É por isso que, cada vez mais, os hospitais buscam adotar métodos que tragam eficácia e agilidade no atendimento, como é o caso do que tem sido feito no Hospital Unimed, em Santa Maria. Conforme o diretor técnico do local, doutor Cláudio Guimarães de Azevedo, o Pronto Atendimento realiza o acolhimento através da 'Classificação de Risco', ou seja, uma metodologia dinâmica de identificação dos pacientes que necessitam de tratamento imediato, de acordo com o potencial de risco, agravos à saúde ou grau de sofrimento.

- Trata-se da priorização do atendimento após uma complexa avaliação do paciente, garantindo o acolhimento individualizado que eles merecem. O grau de risco dos pacientes é classificado através de uma escala de cores - explica o doutor.

Segundo ele, o vermelho é usado para o paciente em estado grave com risco iminente de morte e precisa de atendimento imediato; a cor laranja também para quem está em estado grave, que necessita de atendimento rápido até 10 minutos; e, o amarelo, que também é urgente, mas permite que casos mais graves sejam atendidos em prioridade. Além destas, há ainda as cores verde, que significa pouco urgência e tem atendimento em até 120 minutos, e azul para casos de menor complexidade, sem problemas recentes e que pode ser feito no consultório médico.
Para que a metodologia possa ser aplicada, a Unimed investe também em equipamentos e no espaço onde os usuários são acolhidos. 

- Entendemos que através dos investimentos em tecnologia e infraestrutura podemos garantir a resolutividade e otimização do tempo dos funcionários e médicos, agilizando o fluxo de atendimento e oferecendo um serviço de excelência aos pacientes - destaca o diretor.

Conforme o doutor Cláudio Azevedo, com uma infraestrutura diferenciada para atendimentos adultos e pediátricos, o Pronto Atendimento dispõe de dois consultórios clínicos, um consultório pediátrico, sala de observação com 16 leitos, incluindo um leito específico para isolamento, todos bem equipados. Ainda conta com os serviços terceirizados de laboratório de análises clínicas e diagnóstico por imagem, possibilitando a realização de exames laboratoriais, de Raio X, de ultrassonografia e de tomografia sem a necessidade de deslocamento do paciente.

ASSISTÊNCIA INFANTIL
Quando se fala em atendimento, existe ainda a assistência infantil, que surgiu da necessidade de proporcionar um atendimento pediátrico diferenciado e humanizado com funcionamento 24 horas por dia, sete dias por semana. 

- Hoje, somos o único serviço que oferta assistência nesse formato. E, como estamos em contínuo processo de melhorias, temos previsto para este ano a entrega de uma nova estrutura para o setor de pediatria que será mais um diferencial no nosso serviço - complementa.

Há ainda diferenciais do Pronto Atendimento da Unimed, que são a qualidade dos profissionais e uma ampla e moderna estrutura física, bem como a certificação ONA Nível I, onde todos os processos internos foram revisados, priorizando a maior atenção ao cuidado centrado no paciente e na sua segurança. 




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