saúde pública

Novo ambulatório do Regional vai funcionar duas vezes por semana no primeiro mês

Atendimento começa na próxima segunda-feira pela manhã

Dandara Flores Aranguiz
Foto: Foto: Renan Mattos (Diário)

Foto: Renan Mattos (Diário)

A uma semana da abertura do segundo serviço ambulatorial do Hospital Regional - de cardiologia -, representantes da direção da instituição, da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (4ª CRS) e de municípios da região se reuniram, nesta segunda-feira, para definir como serão feitos os encaminhamentos de pacientes. A nova unidade começa a operar no dia 12 de agosto. 

Santa Maria tem mais de 300 casos confirmados de Influenza A de janeiro a julho

Conforme divulgado ainda na semana passada, neste primeiro mês serão realizadas 112 consultas, que já foram agendadas pela 4ª CRS, aos 32 municípios da área da coordenadoria. A partir de setembro, a expectativa é que esse número aumente para 320 consultas ao mês, entre atendimentos novos e retornos.

Governo lança o programa 'Médicos pelo Brasil'

No entanto, em agosto, os atendimentos do Ambulatório de Cardiologia serão feitos apenas em dois dias da semana: nas segundas e quintas-feiras, pela manhã e pela tarde. A informação foi confirmada pela 4ª CRS e pela direção do Regional, que afirmou que os atendimentos serão feitos desta forma somente no primeiro mês.

DEMANDA LOCAL 
Os atendimentos serão realizados pelos mesmos profissionais que hoje integram o quadro funcional do hospital. Além das consultas, estima-se que cerca de 1,2 mil exames sejam feitos ao mês no ambulatório de cardiologia. Atualmente, há uma demanda entre 1,8 mil e 1,9 mil pessoas aguardando por consulta especializada em cardiologia na região. A ideia é que o ambulatório consiga zerar a lista de espera em aproximadamente um ano. Neste primeiro momento, das 112 consultas previstas para o primeiro mês, serão disponibilizadas 55 consultas para Santa Maria.  

- Mesmo com o ambulatório iniciando na metade do mês e atendendo duas vezes na semana, ele já oferta mais consultas cardiológicas para os usuários do SUS do que todos os prestadores da região - destaca Elvis Prestes, diretor administrativo do hospital. 

Somente na cidade, a lista de espera de pacientes para consulta com cardiologista é de 1.118 pacientes. Atualmente, o município encaminha cerca de 80 pessoas por mês para consultas na área, ofertadas via Consórcio Intermunicipal da Região Centro. Com a abertura do novo ambulatório, esse número deve aumentar.

- O ambulatório é importante para a região porque impede o agravamento de doenças cardíacas da população. Como havia poucas vagas, muitas situações se agravavam durante a espera. Com o ambulatório, vamos poder tratar essa parte da população de uma forma melhor - explica o secretário municipal de Saúde, Francisco Harrisson, que participou da reunião.

Esse é o segundo serviço ambulatorial a ser aberto no Hospital Regional. O primeiro, voltado a pacientes com diabetes e hipertensão, foi inaugurado em 9 de julho de 2018. Um ano depois da inauguração do complexo, que levou 15 anos para abrir as portas e custou R$ 70 milhões aos cofres públicos, a população ainda aguarda pela abertura dos primeiros leitos de internação, ainda sem previsão. O governo do Estado espera pela liberação de R$ 50 milhões assegurados pelo Ministério da Saúde para a compra de equipamentos do hospital.

* Com informações da assessoria de comunicação da prefeitura


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190