Pandemia

Número de internações por Covid-19 segue em queda em dois hospitais de Santa Maria

Para o programa CDN Entrevista, os médicos Luiz Gustavo Thomé, do Complexo Hospitalar Astrogildo de Azevedo e Liliane Pacheco, do Hospital Universitário, comentaram sobre a baixa demanda

Arianne Lima

Em outubro, o número de internações por Covid-19 segue em queda em dois hospitais de Santa Maria. As afirmações foram feitas durante o programa CDN Entrevista, apresentado pelos jornalistas Janaina Wille e Marcelo Martins. Na ocasião, o médico Luiz Gustavo Thomé, representando o Complexo Hospitalar Astrogildo de Azevedo, e a médica Liliane Souto Pacheco, pelo Hospital Universitário de Santa Maria (Husm) comentaram sobre a baixa demanda de internações pela doença na cidade.

Baixos índices de vacinação da febre amarela ameaçam volta da doença ao RS

Segundo a chefe do Setor de Vigilância em Saúde e Segurança do Paciente do Husm, Liliane Pacheco, atualmente, o hospital contabiliza apenas uma internação por coronavírus.

- Vimos queda aqui também. Os casos novos são bem esporádicos. De vez em quando, interna algum paciente. A cada 15 dias, mais ou menos. Há casos assintomáticos em que não sabemos se a infecção é de agora ou passada, porque alguns podem continuar com o PCR positivo. Então, é isso que temos visto: uma queda expressiva. Hoje, temos apenas um paciente internado com Covid-19 - afirma. 

A queda é observada pela instituição desde metade de julho deste ano. Em entrevista, a médica credita os baixos índices principalmente a vacinação. 

- As pessoas estão se vacinando. Então, eu também acredito que seja por isso. Claro que depois da onda que tivemos, parte da população também ficou imune a doença. E isso também colabora - complementa Liliane.

REDE PARTICULAR

A situação é semelhante no Complexo Hospitalar Astrogildo de Azevedo. De acordo com o diretor do Complexo, Luiz Gustavo Thomé, grande parte das pessoas que permanecem internadas por Covid-19 na instituição são de outros municípios. 

- As internações estão reduzidas. O que temos são alguns pacientes de outras cidades, porque alguns municípios já fecharam seus hospitais. Então, esses pacientes que precisam de internação tem vindo para Santa Maria. Hoje, na UTI, temos quatro pacientes: dois são de Santa Maria e dois de outras cidades.Na unidade clinica, temos três pacientes internados, sendo um só de Santa Maria - relata o médico. 

No município, além dos números de internações nas instituições de saúde, as ações de imunização tem reduzido o número de óbitos decorrentes da doença. 

Por intermédio do SUS, Apae entrega quatro cadeiras motorizadas em outubro

INTERNAÇÕES

As hospitalizações de pacientes com Covid-19 em setembro caíram pela metade em relação a agosto. Com apenas 22 internações por mês, o registro foi considerado o menor número do ano. Comparado ao pico do índice, registrado em maio com 499 internações, a redução é de 95%. Os dados compreendem os moradores de Santa Maria que precisaram de internação por Covid-19 em leitos clínicos ou de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).

Em um levantamento realizado na última sexta-feira, havia sete pacientes com a confirmação do coronavírus internados em leitos de UTI em Santa Maria: dois no Complexo Hospitalar Astrogildo de Azevedo, dois no Hospital Regional e três no Hospital Universitário de Santa Maria (Husm). Em leitos clínicos, fora de UTI, são apenas nove hospitalizações. 

Apesar dos baixos índices, a população deve continuar vigilante e na busca por completar a imunização contra a Covid-19. Segundo Thomé, a instituição já registrou índices menores de internações do que o atual, que é 7, abrindo inclusive uma unidade especifica.

- Nos últimos 30 dias, o número é muito pequeno. Já tivemos menos pacientes do que isso na unidade. E no final, acabamos reabrindo uma unidade, no qual tem 9 leitos clínicos e 5 de UTI - afirma.


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 

© 2021 NewCo SM - Empresa Jornalistica LTDA


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7188
(55) 3213-7190