contra covid-19

Mais de 1,7 mil pessoas de 40 a 59 anos com comorbidades foram vacinadas durante o sábado

Ação ocorreu no Clube Dores e no shopping Praça Nova

18.398

Foto: Renan Mattos (Diário)

ATUALIZADA: matéria atualizada às 12h27min em 15 de maio de 2021

Começou na manhã deste sábado a vacinação contra a Covid-19 para pessoas de 40 a 59 anos com comorbidades. Ação ocorreu das 8h até ao meio-dia em dois pontos em Santa Maria: no Clube Dores, para pedestres, e no estacionamento do shopping Praça Nova. 

Com mais seis óbitos, Santa Maria chega a 618 mortes por Covid-19

Nos dois locais, a movimentação foi tranquila. De acordo com a prefeitura, das 2 mil doses disponíveis do imunizante de Oxford/Astrazeneca (1 mil em cada local), foram aplicadas ao total 1.758 - 995 no Clube Dores e 763 no Praça Nova. As doses restantes devem ser usadas em uma nova campanha de imunização.

Infectologista gabrielense Cesar Victora recebe maior prêmio internacional de sua área

Podem se vacinar pessoas com pneumopatias crônicas graves (doença pulmonar obstrutiva crônica, fibrose cística, fibroses pulmonares, pneumoconioses, displasia broncopulmonar e asma grave), doença renal crônica (estágio grau 3, taxa de infiltração glomerular menor que 60ml/min e/ou síndrome nefrótica), hipertensão arterial resistente, doença cardiovascular e doença cerebrovascular.

É preciso levar uma declaração de morbidade disponível no site da prefeitura (1 cópia preenchida e assinada), documento comprobatório de até 3 anos (exame, atestado, receita de medicação) - original e 1 cópia.

Foto: Renan Mattos (Diário)

No estacionamento do shopping praça nova, o fluxo de automóveis foi intenso desde as primeiras horas da manhã. A dona de casa Tiele Brito, que é hipertensa, chegou cedo ao local e aguardou na fila para receber a vacina.

- A sensação é de um pouco mais de esperança, tomara que venha a vacina para todos, principalmente para os professores - disse Tiele. 

O aposentado, Nilton também madrugou para garantir a dose. Ele fez questão de agradecer aos profissionais que trabalham diariamente no combate a pandemia.

- Em primeiro lugar a gente tem que agradecer nosso pai maior por nos dar essa oportunidade, agradecer a ciência que conseguiu em um prazo recorde possibilitar que a vacina chegasse e principalmente os médicos, enfermeiros, técnicos que estão lutando - reforçou Nilton. 

De acordo com o secretario de Saúde de Santa Maria, Guilherme Ribas este e um benefício para a população, mas deve sempre obedecer aos critérios exigidos.

- Estamos na segunda semana de vacinação das pessoas com comorbidades, beneficiando este grupo que é bem grande. A procura é bem alta nos dois locais, com uma triagem bem feita e uma organização rápida está sendo bem positiva as ações - ponderou o secretário. 

Nesse momento a consciência da importância da vacina fala mais alto e espanta até mesmo o medo da agulha. A empregada doméstica Márcia Fracari superou o medo e garantiu a primeira dose.

- Eu tenho pânico, mas foi tranquilo. O atendimento foi maravilhoso, muito rápido desde o início do processo. Saio satisfeita e já sei que tenho que voltar em agosto para a segunda dose - revela Márcia.

Todas as pessoas com comorbidades, ou seja, que apresentam problemas crônicos, puderam tomar essa primeira dose do imunizante Oxford/AstraZeneca, produzido pela Fiocruz no Rio de Janeiro. A segunda imunização para este grupo está prevista para o dia 14 de agosto, nos mesmos locais.

VACINARTE

Em comemoração aos 163 anos de Santa Maria, uma série de atividades estão sendo realizadas, e uma delas é o VacinArte. Nos dois pontos de vacinação, quem estiver aguardando o imunizante poderá se divertir com o palhaço Katupiry e acompanhar a apresentação com o duo de violinistas da Orquestra Sinfônica de Santa Maria, Regina Guerra e Vivian Reis, no Praça Nova, e a apresentação de Gabriel Optiz no Clube Dores. 


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190