demanda

Mais 24 hospitais recebem kit intubação no Estado. 4 são da região

Medicamentos como sedativos e relaxantes musculares são distribuídos semanalmente

18.398

Foto: Itamar Aguiar (Piratini/divulgação) 

Com apoio do Exército, a Secretaria Estadual de Saúde (SES)  distribui, nesta terça-feira, uma nova remessa de medicamentos como sedativos e analgésicos usados na intubação de pacientes, chamado de kit intubação. Com a distribuição que começou hoje, 23 hospitais de um total de 24 municípios devem receber um lote que soma 16,5 mil frascos dos produtos. 

Região recebe mais de 18 mil vacinas contra a Covid-19 nesta terça-feira

Adquiridos pela secretaria, por meio de ata de registro de preço nacional, estão sendo distribuídos Dexmedetomidina, Etomidato, Morfina, Propofol e Fentalina. A distribuição é feita semanalmente com acompanhamento da SES junto aos hospitais gaúchos. Sete veículos saíram 3º Batalhão de Suprimento, em Nova Santa Rita, na manhã desta terça-feira (23/3), para rodar, somados, 5.560 quilômetros pelo Rio Grande do Sul, sendo a rota mais longe até Alegrete.

A responsabilidade pela compra desses medicamentos é das instituições hospitalares, não fazendo parte da rotina da Assistência Farmacêutica do Estado. No entanto, frente à dificuldade de aquisição no país e ao aumento da demanda desde o ano passado, o governo do Estado e o Ministério da Saúde se articularam para comprá-los excepcionalmente e distribuí-los às instituições com estoques críticos e que prestam atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

23 pessoas de Santa Maria e região estão na fila por uma vaga em UTI

A SES realiza um levantamento semanal com os hospitais gaúchos do estoque de um total de 22 medicamentos utilizados para a intubação em UTIs. A ação visa ao acompanhamento da quantidade de cada um na rede hospitalar pública, que já sofreu com escassez em julho do ano passado, também em decorrência da pandemia de Covid-19. Na época, foram adquiridos medicamentos no mercado nacional e internacional.

- Houve um drástico aumento na demanda por esses medicamentos. Muitas instituições hospitalares não tinham leitos de UTI e agora precisam destes insumos. Há remédios do kit intubação que demoram até 15 dias para serem produzidos pela indústria - disse a secretária estadual de saúde, Arita Bergmann. 

Neste mês de março, já foram entregues a hospitais de todas as regiões do Estado mais de 60 mil frascos de medicamentos com essa finalidade. Está programada para quinta-feira (25/3) a distribuição de remessa de 45.820 ampolas de Morfina, doadas pelo Ministério da Saúde.

NA REGIÃO 
Nesta semana, quatro hospitais de cidades da Região Central precisaram receber o material, veja: 

  • Cruz Alta - Hospital São Vicente de Paulo 
  • Lavras do Sul - Fundação Dr. Honor Teixeira da Costa 
  • Rosário do Sul - Hospital Nossa Senhora Auxiliadora
  • Tupanciretã - Hospital Brasilina Terra 


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190