pacientes de manaus

Maioria dos pacientes do Regional voltam para Amazonas nesta quarta-feira

O pastor João de Souza, 58 anos, está de malas e prontas e conta as horas para rever a família em Manaus

18.398

Foto: Hospital Regional (Divulgação)
De malas quase prontas, João de Souza espera voltar para Manaus e acabar com a saudade da esposa

Matéria atualizada em 15 de fevereiro de 2021, às 17h51min

Um voo que parte de Santa Maria nesta quarta-feira tem a missão de levar os pacientes de Manaus de volta para casa. Doze deles já estão com alta hospitalar, sendo que nove estão com a passagem garantida, conforme o Governo do Estado. Eles chegaram na cidade em 2 de fevereiro a bordo de uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB). Outros três pacientes seguem internados em unidades intensivas no Hospital Regional.

Leia também:

'Vidas que precisam de Santa Maria', diz enfermeiro santa-mariense que viajou com manauaras

Com o retorno desses 12 pacientes de Manaus na quarta-feira, o Rio Grande do Sul atinge o número de 33 pacientes do Norte do país acolhidos e tratados no Estado e que já voltaram aos seus estados de origem. No total, o RS recebeu, entre o final de janeiro e início de fevereiro, 50 pacientes - 18 de Porto Velho (Rondônia) e 32 de Manaus (Amazonas).

Conforme a Secretaria Estadual da Saúde (SES), os voos de volta são comerciais. Os horários das partidas ainda não estão definidos.

Um dos pacientes que veio a Santa Maria foi o pastor João de Souza, 58 anos. Nesta segunda-feira, ele acordou animado para arrumar as malas e voltar para casa.

- Ganhei até uns perfumes aqui do pessoal da enfermagem. Não tenho palavras para retribuir a forma como fui tratado, uma excelência. Os gaúchos são amáveis, dedicados, carinhosos e hospitaleiros - afirmou Souza à assessoria da Secretaria Estadual da Saúde (SES).

10.419 pessoas foram vacinadas contra a Covid-19 em Santa Maria

Na estadia, ele se reconheceu saudoso da esposa, das brincadeiras de carrinho com o neto de quatro anos e do caldo de peixe tambaqui, que ele mesmo promete preparar tão logo chegue em casa.

- A alta desse grupo é resultado de muito trabalho. Preparamos uma ala de tratamento intensivo exclusiva para atendê-los, mas nunca deixamos de lado os pacientes aqui do Estado, da nossa região e até de fora dela - explicou o diretor técnico do Regional, Mery Martins Neto.

Relembre a chegada dos pacientes na cidade no vídeo abaixo: 


Além dos três pacientes que seguem internados no hospital em Santa Maria, há 14 que ainda não tiveram alta e estão sendo tratados em hospitais de Porto Alegre e de Canoas. Dois deles, vindos de Manaus, já têm alta confirmada, mas aguardam a disponibilidade de um avião equipado com UTI para levá-los de volta. Eles irão precisar do suporte porque, apesar de já terem alta hospitalar, ainda não têm a alta clínica, ou seja, seguem o tratamento em casa. Como há risco de intercorrência respiratória por conta da pressurização durante o voo, há necessidade de uma aeronave equipada com UTI para o transporte.

*Com informações da assessoria de comunicação da Secretaria Estadual da Saúde


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190