monitoramento

Média móvel diária de casos de Covid-19 registra queda em Santa Maria

Dados de domingo, comparado com 14 dias antes, apontam redução de cerca de 29%

18.398
Fonte: Observatório de Informações em Saúde da UFSM

Santa Maria tem uma média diária de 12 novos casos de coronavírus, de acordo com a média móvel de confirmações elaborada pelo Observatório de Informações de Saúde da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), que reúne conteúdo estatístico sobre o avanço da doença na cidade, na região, no Estado e no Brasil. Os dados utilizados são analisados a partir do boletim de domingo, o mais recente divulgado pela prefeitura.  

Segundo semestre letivo da UFN terá início em 17 de agosto

A média móvel é um indicador usado por especialistas e vários veículos de comunicação nacional e internacional. Com ela, é possível acompanhar as variações diárias e monitorar o avanço do vírus nos municípios, estados e no país. A variação dessa média ao longo dos dias ajuda a compreender melhor o comportamento da Covid-19. O gráfico abaixo mostra o número de casos diários em Santa Maria, e a linha vermelha mostra a média móvel dos últimos sete dias.

Novo aplicativo de transporte chega a Santa Maria

Fonte: Observatório de Informações em Saúde da UFSM

O cálculo é feito somando-se o número de casos dos últimos sete dias e dividindo-se o resultado por sete. Essa curva estuda os possíveis dias de pico no número de casos confirmados.

Com horário ampliado, comércio se prepara para o Dia dos Pais

Como os dados são atualizados diariamente, os números podem sofrer alterações ao longo da semana, em função da atualização diária dos casos confirmados e da demora em abastecer o sistema com os casos notificados.

Na última quarta-feira, por exemplo, a média móvel diária divulgada até aquele dia era de seis (6) novos casos por dia. No entanto, ao longo da semana esses dados foram atualizados e novos registros foram incluídos, fazendo que a média móvel daquele dia fosse alterada para 15.

No sábado, a média móvel de casos em Santa Maria estava em 13, conforme indicam os dados atualizados. O gráfico utiliza dados da Vigilância em Saúde, que encaminha os dados ao Observatório da UFSM e considera os números de casos divulgados confirmados até agora na cidade, que é de 1.277, de acordo com o último boletim epidemiológico da prefeitura.

VARIAÇÃO

De acordo com os especialistas, para saber se os números da doença estão aumentando, diminuindo ou em situação estável, é preciso fazer mais um cálculo, o da variação. Geralmente, o novo coronavírus fica no corpo do paciente por duas semanas (tempo de incubação), por isso, para calcular a variação, é recomendado comparar a média móvel do dia com a média móvel de 14 dias atrás.  

Variações de até 15%, para mais ou para menos, caracterizam estabilidade da doença. Se a variação for menor que esse percentual, a transmissão está em queda. Se for acima, a cidade está em um momento crescente da pandemia.

No caso de Santa Maria, a variação indica que há uma queda dos casos diários, pois o número deste domingo, de média diária de 12 novos casos, é 29,42% menor ao apresentado em 19 de julho, quando a média era de 17 casos.

Outro gráfico disponibilizado pelo Observatório da UFSM é o da média móvel de casos do mês de julho e início de agosto (confira abaixo). Nele é possível visualizar que a média móvel diária teve seu pico, até agora, em 24 de julho, quando ficou em 27. Nos dias seguintes, a média vem apresentando queda nos novos registros. 


Fonte: Observatório de Informações em Saúde da UFSM


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 

© 2021 NewCo SM - Empresa Jornalistica LTDA


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7188
(55) 3213-7190