contra a covid-19
Lote com mais 116 mil doses de vacina chega ao Rio Grande do Sul
24 Janeiro 2021 10:44:00
Próximo passo é a distribuição das doses para cada coordenadoria regional de saúde
18.398

Foto: Foto: Polícia Federal (Divulgação)
Foto: Polícia Federal (Divulgação)
Pousou no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, um avião carregado com mais 116 mil doses da vacina contra a Covid-19 destindas ao Rio Grande do Sul. O desembarque do lote aconteceu na manhã deste domingo.
O voo G32302 saiu às 7h22min do Rio de Janeiro (RJ) e aterrissou por volta de 9h30min no Aeroporto Internacional Salgado Filho. O carregamento importado da Índia é composto por 116 mil doses do imunizante desenvolvido pela Universidade de Oxford e pelo laboratório AstraZeneca, que tem parceria no Brasil com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
Vacinação é o começo do fim, mas ainda há um longo caminho
Após o desembarque, as caixas com as vacinas foram colocadas em um caminhão refrigerado. O veículo foi escoltado até um depósito da Secretaria Estadual da Saúde. Todo o trajeto dos produtos foi realizado com a segurança da Polícia Federal.
PRÓXIMOS PASSOS
O armazenamento das doses é feito na Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi) da Secretaria Estadual de Saúde (SES), em Porto Alegre. Lá, as vacinas são registradas e distribuídas entre as 18 Coordenadorias Regionais de Saúde (CRSs). Esta divisão será consolidada entre a segunda e a terça-feira, de acordo com os critérios populacionais dos grupos prioritários.
Uma vez que as doses estejam liberadas para retirada, cada coordenadoria vai até a Capital e busca as vacinas destinadas a sua região. Depois, cada prefeitura vai até a sua coordenadoria regional pegar as doses destinadas ao município. O Diário entrou em contato com a 4ª Coordenadoria Regional de Saúde, com sede em Santa Maria, que informou que a secretaria estadual ainda está se organizando quanto a distribuição das doses e não há previsão exata de chegada delas à Região Central.
Aprovadas para uso emergencial no último domingo, dia 17, as vacinas de Oxford chegaram ao Brasil no fim da tarde de sexta-feira, em uma remessa de 2 milhões de doses. Logo após o desembarque, em São Paulo, as doses foram encaminhadas para a Fiocruz, no Rio de Janeiro, onde passaram por uma análise de segurança e processo de etiquetagem. Pouco depois das 14h de sábado, caminhões carregados deixaram a Fiocruz rumo à distribuição.
*Colaborou Janaína Wille