imunização

Idosos acima de 64 anos e profissionais da segurança são vacinados contra a Covid-19

Foram disponibilizadas 3 mil doses para idosos e agentes da BM, PC, Guarda Municipal e Susepe

Dandara Aranguiz e Victoria Debortoli

Foto: Renan Mattos (Diário)
Vacinação em drive-trhu no estacionamento do Shopping Praça Nova

Matéria atualiza às 15h21min de 3 de abril.

Começou, às 8h deste sábado, a vacinação de idosos acima de 64 anos e de profissionais da segurança pública em Santa Maria. Ao todo, devem ser aplicadas 3 mil doses - 2.262 são pessoas de 64 anos ou mais e 738 são integrantes das forças de segurança. Para os idosos, a ação de imunização foi dividida em dois locais: No Clube Dores, para pedestres, e no Shopping Praça Nova, para pessoas em veículos. Já os profissionais da segurança recebem a vacina no Campo do 1º RPMon. 

1ª etapa de vacinação da gripe deve imunizar crianças, gestantes e profissionais da saúde

No Praça Nova, que desde a última ação, na quinta-feira, substituiu o drive-thru do Parque da Medianeira para evitar congestionamentos nas ruas, os carros acessavam o local pela Rua Irmã Dulce, e aguardavam no estacionamento. Inicialmente, a prefeitura disponibilizou 1 mil doses para o ponto, mas como em uma hora de campanha todas as fichas já tinham sido distribuídas, mais 200 vacinas foram colocadas à disposição. Até as 11h30min, 944 idosos tinham sido vacinados. 

Logo que a vacinação começou, às 8h, o aposentado Francisco Cadonato, 64 anos, foi o primeiro a se imunizar. Ele chegou de carro na fila ainda na manhã de sexta-feira, e aguardou 24 horas para ser vacinado, mas saiu feliz:

- Eu estou contente, estava esperando para receber a vacina, é mais uma segurança para nós - comentou o idoso. 


Foto: Gilson Alves (Diário)
Por volta das 6h, idosos já aguardavam sua vez no Clube Dores

No Clube Dores, a movimentação também começou cedo. Por volta de 6h, muitos idosos já aguardavam dentro do local, sentados em cadeiras disponibilizadas pela entidade para acomodar o público no ginásio. No local, a prefeitura incluiu mais 100 doses, totalizando 1,1 mil vacinas. Até as 11h30min, todas as fichas haviam sido entregues e 910 idosos vacinados. 

A aposentada Jussair de Oliveira Menezes, 64 anos, foi uma das vacinadas nesta manhã. Com direito a foto com uma plaquinha escrito 'Viva o SUS', ela foi embora emocionada:

- Eu estou realizada, muito feliz. Vou ficar mais tranquila depois da segunda dose, mas mesmo assim vou seguir me cuidando no resto do ano - contou Jussair. 

Vacina da gripe já começou a chegar na rede privada, mas ainda em poucas doses

Foto: Renan Mattos (Diário)
Vacinação no Clube Dores ocorre de forma tranquila

EXPECTATIVA É VACINAR IDOSOS DE 60 ANOS ATÉ FIM DE ABRIL
A atualização da prefeitura, da última quinta-feira, aponta que já foram aplicadas 54.944 doses do imunizante contra a Covid-19, entre a primeira e a segunda doses, em idosos a partir de 65 anos, idosos acamados e cuidadores, idosos de instituições de longa permanência (ILPIs), trabalhadores da saúde e indígenas. Os quantitativos deste sábado ainda não consta nos dados.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Guilherme Ribas, a expectativa é que ainda no final do mês de abril se inicie a vacinação em idosos a partir de 60 anos, entretanto isso está condicionado à chegada de mais doses. 

Na tarde de sexta-feira, desembarcaram em Santa Maria 17.155 doses de imunizantes - o maior lote até agora. Desse quantitativo, segundo Ribas, 70% será destinado para ações de aplicação de segundas doses nos idosos a partir de 74 anos que já receberam a primeira. Para as forças de segurança, são 1.225 vacinas, e quase 4 mil para os idosos acima de 64 anos. 

Na segunda-feira, a campanha de vacinação segue imunizando os profissionais da segurança, e deve também vacinar idosos a partir de 64 anos no distrito de Pains. Já na terça, a imunização será voltada para idosos acima de 64 anos no distrito de Boca do Monte. 

Foto: Renan Mattos (Diário)

PROFISSIONAIS DE SEGURANÇA PÚBLICA
A manhã de sábado marcou também o começo da etapa de vacinação para os profissionais de segurança pública, que ocorre Campo do 1º Regimento de Polícia Montada (1º RPMon), no Bairro Dores. Os profissionais contemplados já foram previamente listados pelos órgãos de segurança e salvamento, que elencaram os nomes dos servidores. O critério para a vacinação é que os servidores estejam diretamente envolvidos nas ações do enfrentamento à Covid-19. 

Neste sábado, cerca de 900 doses devem ser aplicadas. De acordo com o balanço da prefeitura, até as 9h45min, 484 profissionais da Brigada Militar, Polícia Civil, Susepe e Guarda Municipal haviam sido vacinados. Ao todo, são 1.225 doses destinadas a esse grupo de profissionais, que seguirão sendo imunizados em ação na segunda-feira, no Ginásio do 4º Batalhão de Bombeiros Militar (4º BBM), na Rua Cel. Niederauer, no Bairro Bom Fim. Neste dia, serão vacinados servidores do Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Polícia Federal. 

O delegado de polícia regional, Sandro Meinerz, foi um dos vacinados. Para ele, a campanha é essencial, já que os serviços de segurança nunca pararam durante a pandemia:

- A gente aguardava com muita ansiedade a vacinação. Nunca fechamos as portas, nunca deixamos de ir em uma ocorrência, estivemos na rua ajudando a combater as aglomerações, no combate à criminalidade, operações e prisões, e isso obviamente gerava uma apreensão. Muitos policiais foram acometidos pela Covid-19, tiveram hospitalizados, em alguns locais do Estado perdemos colegas. Isso hoje é um marco, os profissionais vão se sentir mais seguros, mas vão continuar tomando todos os cuidados - afirma o delegado.

Segundo Meinerz, em todo o efetivo da Polícia Civil em Santa Maria, foram 28 casos confirmados de Covid-19, além de outros servidores que tiveram que ser afastados por ter contato com infectados. A Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam) ficou fechada por 10 dias porque oito funcionários foram contaminados ao mesmo tempo. Na cidade, apenas dois tiveram que ser hospitalizados, e não houve registro de nenhum óbito. 

VACINAÇÃO SOLIDÁRIA
Em ação paralela, a prefeitura realiza a Vacinação Solidária. Aquelas pessoas que forem a um dos locais para receber a dose poderão doar alimentos não perecíveis que serão destinados para pessoas que necessitam. A iniciativa tem apoio do Banco de Alimentos, que reúne as cestas básicas e realiza a entrega para famílias. A entrega de alimentos não é obrigatória.

Foto: Renan Mattos (Diário)

VACINAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA SEGURANÇA E SALVAMENTO

  • Sábado, 3 de abril, das 8h às 12h
  • Quem - Servidores da Brigada Militar, da Guarda Municipal, da Polícia Civil e da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe)
  • Onde - Campo do 1º RPMon, na Rua Pinto Bandeira, Bairro Nossa Senhora das Dores
  • Segunda-feira, 5 de abril, das 8h às 12h
  • Quem - Servidores do Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Polícia Federal
  • Onde - Ginásio do 4° Batalhão de Bombeiros Militar (4º BBM), na Rua Cel. Niederauer, no Bairro Bom Fim

VACINAÇÃO IDOSOS ACIMA DE 64 ANOS (parcial até 10h30min)

  • Sábado, das 8h ao meio-dia
  • Pessoas em veículos: Drive-thru no Shopping Praça Nova (1.200 doses) / 700 aplicadas
  • Para pedestres: Clube Recreativo Dores (1.100 doses) / 679 aplicadas


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190