rede hospitalar

Hospital de Caridade reativa leitos de UTI, e Regional deve abrir mais cinco nos próximos dias

Taxa de ocupação em Santa Maria estava em 74,2% na tarde desta quarta-feira

18.398
Foto: Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)

Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)

Com a taxa de ocupação aumentando nos últimos dias em Santa Maria e na região (veja mais abaixo), as autoridades e gestores da saúde têm se mobilizado para poder aumentar a capacidade da rede hospitalar na cidade. Nesta quarta-feira, o Hospital de Caridade Dr. Astrogildo de Azevedo (HCAA) reativou os 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) que haviam sido desabilitados no começo do mês, em função da baixa demanda.  

Rio Grande do Sul ultrapassa 90 mil casos confirmados de coronavírus

- Eles foram incluídos hoje e já estão à disposição do Estado - garantiu o diretor técnico do hospital, Luiz Gustavo Thomé.

Jovem morre após acidente envolvendo carro e ônibus em Santa Maria

Os leitos foram recadastrados ainda hoje, mas ainda não haviam sido incluídos no sistema do painel da Secretaria Estadual de Saúde (SES), que monitora as hospitalizações no Estado.

Após 1º surto de Covid-19 em lar de idosos da cidade, situação está controlada

- Quando a gente viu na terça-feira que o índice de ocupação de leitos tinha aumentado, não só no privado como no público, entrei em contato com o hospital e apresentei a preocupação em relação a isso e a importância de cadastrarmos para termos uma tranquilidade. Isso demonstra a sintonia, que todos temos nesse momento de dificuldade - comenta o prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom.

Ebserh reabre inscrições de processo seletivo emergencial para o combate à pandemia

Além dos leitos do Caridade, nos próximos dias devem ser abertos os primeiros cinco leitos de UTI, de um total de 10 anunciados, do Hospital Regional de Santa Maria. O complexo hospitalar conquistou, ainda no mês passado, 10 novos leitos junto à ala da Covid-19. A previsão era que, na semana passada ainda, todos já estivessem devidamente instalados e prontos para uma eventual demanda.

Porém, em decorrência de um atraso na entrega de alguns equipamentos - por parte dos fornecedores, por problemas de logística de transporte - isso acabou não acontecendo. Agora, se der tudo certo, a instalação dos primeiros cinco novos leitos deve ser concluída até sexta-feira.

- Há um indicativo de que eles serão imediatamente montados, pois já estão com os equipamentos necessários. Amanhã (quinta-feira) haverá uma reunião com a SES em que será tratada a data de abertura desses leitos. Para os outros cinco, estamos atrás de novos fornecedores para as bombas de infusão. Depois dessa reunião saberemos se o Estado conseguiu um novo fornecedor ou não - disse Pozzobom.

A garantia desses novos leitos de UTI foi possível em decorrência da atuação conjunta da Justiça Federal de Santa Maria e do Ministério Público (MP) do Trabalho, que fizeram a doação de R$ 216,6 mil para agilizar a abertura de mais 10 leitos de UTI junto ao Hospital Regional. Essa situação vinha sendo tratada, desde o mês passado, com a SES e teve a importante mediação do Ministério Público Federal (MPF).

TAXA DE OCUPAÇÃO  
A Região de Santa Maria está, nesta quarta-feira, com a taxa de ocupação de leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) em 72,5% - o índice tem se mantido acima dos 70% desde segunda-feira.  

Ao total, a região possui 109 leitos, sendo 58 públicos e 51 privados em Santa Maria, Faxinal do Soturno e Santiago. Os leitos estão disponíveis para atender pacientes de 32 municípios da região. Os dados são do painel da Secretaria Estadual de Saúde (SES), que monitora a situação em tempo real no Estado.

Dos 79 internados, 18 têm confirmação para Covid-19, cinco são suspeitos de terem a doença e 56 não estão contaminados pelo coronavírus.


Fonte: Secretaria Estadual de Saúde (SES)*Disponível em covid.saude.rs.gov.br

Em Santa Maria, 74,2% das vagas de UTI estavam ocupadas no final da tarde desta quarta. Ao todo, são 89 leitos disponíveis. Desses, 66 estavam ocupados. Conforme os dados, 18 deles são pessoas com o diagnóstico positivo para a Covid-19. Outros cinco tem a suspeita ou outra SRAG. A maioria (43) estão internados por conta de outras doenças.

BANDEIRAS
A taxa de ocupação dos leitos de UTI é um dos indicadores utilizados pelo governo do Estado no cálculo das bandeiras do modelo de Distanciamento Controlado. Os dados são consolidados até as quintas-feiras e são divulgados nas sextas, em um mapa preliminar. Atualmente, a região de Santa Maria está na bandeira laranja.  


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190