contatos Assine
saúde pública

Grupo de Santa Maria oferece ajuda e tratamento gratuito para quem quer deixar de fumar

21 Janeiro 2019 08:30:00

Veja onde procurar o grupo de tabagismo e como participar do tratamento

da redação
Foto: Fotos: Renan Mattos (Diário)

Fotos: Renan Mattos (Diário)
Para fazer parte do grupo de tabagismo na cidade, é preciso fazer um cadastro na Policlínica Erasmo Crossetti

Que fumar faz mal, todo mundo sabe. O difícil, em muitos casos, é conseguir abandonar o cigarro. Além da dependência química provocada pelo cigarro, o costume diário de fumar também pesa na dificuldade para abandonar o fumo, segundo Jaqueline Scholz, diretora do programa de tratamento de tabagismo do Incor (Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da USP).

Nove meses após surto de toxoplasmose, casos chegam a 902 em Santa Maria

O nervosismo relacionado ao abandono também pode pesar nesse momento. Há, em linhas gerais, duas formas de abandonar o vício. Uma delas é uma parada abrupta, e a outra é diminuir gradativamente a quantidade diária de cigarros - que, sempre vale lembrar, contam com mais de 7 mil agentes químicos, dos quais pelo menos 250 podem causar problemas de saúde e 69 são associados ao câncer.

Hospital Universitário de Santa Maria investe R$ 182 mil no aluguel de 50 bombas para infusão de seringas

Jaqueline afirma que, ligado ao início do processo de abandono, deve-se ter uma motivação forte, como preocupação com a saúde, logicamente, e até mesmo motivos estéticos, como a pele e os dentes melhores. Se esses problemas não forem suficientes, pense nas suas finanças. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), fumantes podem consumir entre 5% e 15% da renda na compra de cigarros. A partir disso, pode-se desenhar o plano para abandonar o cigarro.

Saiba como se proteger do sol e evitar doenças de pele

- Se a pessoa vê que o processo está difícil, sofrido, ela pode procurar ajuda - destaca a especialista.

EM SANTA MARIA
Em Santa Maria, quem estiver precisando de ajuda pode procurar o grupo de tabagismo, que oferece tratamento gratuitamente, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), na Policlínica José Erasmo Crossetti, no Centro.  

O grupo tem reuniões semanais e conta com o suporte de uma enfermeira, um médico e uma dentista. Para fazer parte do programa, a pessoa interessada em parar de fumar precisa fazer um cadastro na unidade.

- O paciente vai fazer, então, uma avaliação clínica. Depois de entrar no programa, ele vai ser encaminhado para o atendimento com o médico, que avalia a possibilidade de receber medicação e solicita exames. Após, ele vai para o grupo - explica Ivanir Parcianello, enfermeira coordenadora do programa.

O tratamento dura 12 meses e, para que a pessoa consiga atingir o objetivo final, é cobrada uma frequência nas reuniões, que são semanais nos cinco primeiros meses e quinzenais a partir do sexto mês. Em alguns casos, os atendimentos também são feitos individualmente.

Para ingressar no programa, não é preciso de encaminhamento, basta ir até a policlínica e conversar com a equipe, por demanda espontânea. Atualmente, cerca de 200 pessoas fazem atendimento no grupo.

- A gente sempre avalia o grau de comprometimento do paciente, se ele não passa uma segurança para nós de querer parar. O foco principal é mudar o comportamento e manter os cuidados para evitar recaídas. Mas o que mais nos deixa triste é o relato de alguns pacientes sobre a falta de apoio da família. É uma queixa bem frequente - comenta Ivanir.

AS DICAS PARA VENCER O VÍCIO EM CIGARRO  

  • Planejamento - Faça um plano de ação e determine uma data próxima para parar de fumar
  • Apoio - Conte para amigos e familiares que está parando. O apoio pode ser benéfico
  • Exercícios - A atividade física é uma aliada
  • Dia a dia - Mude sua rotina para se distanciar de hábitos relacionados ao cigarro
  • Remédios - Se a abstinência (que dura 12 semanas, sendo mais intensa nas quatro primeiras) estiver muito forte, procure ajuda. Medicações prescritas por médicos podem ajudar
  • Alimentação - Muitas pessoas acabam compensando a abstinência com comida, o que pode levar a ganho de peso. Nesses casos, ajuda especializada com uso de medicamentos também pode ajudar

ONDE PROCURAR AJUDA

Policlínica Central José Erasmo Crossetti

  • Reuniões - Semanalmente às segundas e terças-feiras; e quinzenalmente, às quintas-feiras (grupo de manutenção), das 16h30min às 18h. Nos mesmos dias, das 13h30min às 16h30min, é feito o atendimento de novos pacientes que desejam ingressar no programa de tratamento. É preciso fazer um cadastro antes
  • Endereço - Rua Floriano Peixoto, 1.752, Centro
  • Telefone - (55) 3921-1097


fale conosco

redação
leitor@diariosm.com.br
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
atendimento@diariosm.com.br
ouvidoria@diariosm.com.br
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190