disputada

FOTOS: com fila longa, fichas para vacinação se esgotam rapidamente na Praça Saldanha Marinho

700 doses foram disponibilizadas para técnicos e profissionais liberais da saúde, mas nem todos conseguiram garantir a imunização nesta sexta-feira

Felipe Backes e Ian Tâmbara
Foto: Pedro Piegas (Diário)

Foto: Pedro Piegas (Diário)

O dia amanheceu nublado, mas com brilho de esperança para profissionais técnicos e liberais da saúde que foram até a Praça Saldanha Marinho nesta sexta-feira. A corrida para garantir a aplicação de uma das mais de 700 doses da vacina de Oxford disponibilizadas pela prefeitura causou uma longa fila que cruzou as ruas do Centro. Em apenas meia-hora, todas as fichas foram distribuídas. Quem chegou na fila após as 7h30min não conseguiu receber o imunizante.

Ainda que as fichas tenham se esgotado, algumas pessoas continuaram aguardando na esperança de sobras de alguém à frente que desista ou não esteja com a os documentos adequados. Desde o início da manhã desta sexta, a fila fez a volta em duas quadras do Centro e retornou à praça. passando por ruas Venâncio Aires, André Marques, Ângelo Uglione, Roque Calage e retornando ao outro lado da Saldanha Marinho ao passar pelas ruas Astrogildo de Azevedo e do Acampamento. Com o tempo nublado e uma fina chuva, as pessoas precisaram utilizar guarda-chuva. Quem não trouxe o equipamento buscou se proteger em marquises ou telhados.

Governo Federal inclui profissionais da educação no grupo prioritário da vacinação

Os primeiros a chegar na fila foram dois técnicos de enfermagem. Jorge Leal, 60 anos, e Gilson Nei Gloria, 75. Eles estavam desde as 18h de quinta-feira na tenda montada ao lado da agência do Banrisul. Diferentes estratégias foram adotadas por quem madrugou na fila. A professora de Educação Física Isabel Cristina de Oliveira Capelini, de 55 anos, chegou às 2h e revezou com o marido na fila. Cada um ficava duas horas, enquanto o outro descansava em casa. Já a técnica em Radiologia Lisiane dos Santos Borges, de 40 anos, contou com a companhia de outras três colegas de trabalho. Elas chegaram às 22h30min e ficaram acordadas até 5h. Depois disso, não teve como segurar o sono e tiveram cochilos esporádicos na fila.

- A ansiedade era bem grande. O finalzinho da noite foi mais complicado, e agora temos ainda um dia cheio pela frente. Mas valeu a espera - conta.

STF nega recurso e mantém aulas presenciais suspensas no RS

Quatro vacinadores atuavam no local, com apoio de outros profissionais que realizavam o cadastro e conferiam os documentos necessários. Após as 8h, a imunização seguiu em ritmo acelerado. A técnica em Enfermagem Telda Alves, de 50 anos, chegou na fila às 5h e recebeu a ficha número 104. Ela foi vacinada ainda antes das 8h30min.

- É um momento marcante, histórico, eu diria. É algo que a gente esperava, e finalmente conseguiu - destaca.

Após quatro horas, 784 pessoas foram vacinadas.

ORGANIZAÇÃO

Com a alta procura, quem chegou após as 7h30min já não conseguiu receber ficha para ser imunizado.

- Tínhamos ainda 700 doses, e precisávamos dar continuidade na vacinação. Das primeiras doses, relacionadas a idosos e trabalhadores da saúde, estamos finalizando as remessas. Nós não poderíamos esperar novas remessas para aplicar essas doses - explica o secretário de Saúde Guilherme Ribas.

Leia mais sobre Saúde

Conforme o secretário, o município não conta com mais doses para seguir a vacinação do grupo. O cronograma depende de novas remessas do Ministério da Saúde. As vacinas que chegaram no Aeroporto Municipal na quinta-feira são destinadas para aplicação da segunda dose em quem já foi vacinado anteriormente. A estimativa de Ribas é de que 12 mil dos 16 mil profissionais de saúde de Santa Maria receberam pelo menos uma dose.


Imagens


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190