pandemia

Formigueiro tem 48 casos de coronavírus e novas regras para funcionamento de estabelecimentos

Hospital e unidades de saúde receberam sanitização.

18.409


Fotos: Prefeitura de Formigueiro/Divulgação

A prefeitura de Formigueiro, na região Centro do estado, divulgou na tarde deste domingo, o boletim atualizado de casos de Covid-19 no município. Segundo o informativo, são 48 casos confirmados até o final da tarde de sábado. Ainda existem 7 casos suspeitos que terão testes refeitos. Em virtude do número de casos, a prefeitura realizou, ainda no sábado, a desinfecção do Hospital Dr. Pedro Jorge Calil, das Unidades Básicas de Saúde do Centro, Fundo do Formigueiro e Cerro do Louro, além da sede da Assistência Social, do Centro Administrativo, Farmácia e secretaria de Saúde.

Segundo o prefeito Jocelvio Cardoso os números servem de alerta para que o trabalho de contenção do avanço. Ele informa que foram aplicados 211 testes para o acompanhamento e análise da evolução da doença no município, que tem 7 mil habitantes:
- Estamos tomando decisões a partir da área técnica. Estamos descobrindo agora a realidade, com a testagem, que foi uma decisão técnica e administrativa. Muitas das pessoas testadas nem apresentavam sintomas. Assim, podemos trabalhar com prevenção e nos adiantar. A informação em tempo real é muito importante - explica o prefeito.

Caçapava do Sul registra primeira morte por coronavírus

Jocelvio Cardoso acrescenta ainda que a desinfecção foi feita para podermos dar a segurança para as pessoas e poder atender a todos com tranquilidade. A decisão de reabrir vai depender de uma reunião Comitê de Crise do município para o combate à pandemia.

A prefeitura de Formigueiro aconselha que quem apresentar quaisquer sintomas entre em contato com o HOspital por telefone para verificar a possibilidade de ser atendido pela triagem do município. O número para a consulta é(55) 3236-1312.

NOVAS REGRAS
Em virtude do aumento no número de casos confirmados de coronavírus em Formigueiro, a prefeitura publicou dois novos decretos, já em vigor, que estabelecem medidas de prevenção. Segundo os documentos, os estabelecimentos devem limitar o número de clientes em até 30% da sua capacidade total, respeitando o distanciamento mínimo de dois metros.

Academias devem fechar e cultos religiosos estão suspensos. Restaurantes podem realizar vendas apenas por meio do serviço de tele-entrega ou retirada no local. As repartições públicas passam a funcionar em turno único, sendo das 8h às 12h para o Centro Administrativo Municipal, Setor de talões de produtor - ICMS, Secretarias de Saúde e Assistência Social e Secretaria Educação, Cultura, Desportos e Eventos. Já as Secretarias de Obras e Trânsito e Agricultura, das 7h30 às 11h30.

Confira a íntegra do boletim emitido pela prefeitura de Formigueiro:


  • Todos os exames encaminhados à Secretaria de Saúde foram analisados individualmente e fazem parte deste boletim.
  • A atualização numérica das informações foi contabilizada até as 18h deste sábado, 23.
  • O aumento no número de casos confirmados não indica, necessariamente, que são novos casos entre ontem e hoje. Boa parte dos testes que estavam no processo de análise eram de datas passadas.
  • No total, 48 casos foram confirmados no município, sendo que 14 já estão recuperados. Os outros 34, juntamente com os 7 indeterminados, estão em quarentena, resultando em um total de 41.
  • Os sete pacientes com resultados indeterminados irão refazer o teste, mas desde já, seguem o protocolo para casos confirmados.
  • Dos 41 em quarenta, todos estão em isolamento domiciliar. Não há casos hospitalizados. 31 são assintomáticos e 10 apresentaram sintomas.
  • A Secretaria de Saúde solicita aos munícipes que estão realizando os testes em laboratórios particulares que informem o resultado. O email é [email protected]



fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190