contra a covid-19

Filas começaram mais de 8h antes da vacinação em Santa Maria

Doses contra a Covid-19 são aplicadas somente a partir das 13h30min em pessoas com 85 anos ou mais

18.398

Foto: Renan Mattos (Diário)
Idosos levaram cadeiras para aguardar na fila em frente ao posto Wilson Paulo Noal

ATUALIZADA: matéria atualizada às 10h44min em 11 de fevereiro de 2021

A vacinação contra a Covid-19 em idosos com 85 anos ou mais começa no início da tarde desta quinta-feira em Santa Maria, a partir das 13h30min. Mesmo com a prefeitura pedindo para que não se crie filas antes deste horário, desde às 6h idosos começaram a chegar até as unidades de saúde com cadeiras. Na Avenida Medianeira, o primeiro carro chegou às 4h50min e antes das 8h30min já havia fila para aguardar a vacina no formato drive-thru (sem sair do carro), no Parque da Medianeira, e pouco antes das 10h já chegavam na Avenida Hélvio Basso, causando congestionamento.


As respostas para as principais dúvidas sobre a vacinação contra a Covid-19 em Santa Maria

A prefeitura anunciou que a distribuição de fichas foi adiantada para às 11h - o previsto inicialmente era meio-dia. Isso foi decidido após a formação das filas em todos os locais.

Uma das idosas que aguarda dentro do carro na Medianeira é a Matilde Cauduro, 85 anos. Ela foi até o local com a sobrinha:

- Vale a pena esperar. Eu estava ansiosa, quem não está? - comenta Matilde.


Já a Wilma Portuguez Kortez, 87 anos, conta que sempre se vacinou, e agora não será diferente:

- É do costume do meu pai nos levar para vacinação para evitar doença desde criança. Eu vou ficar contente que vou cumprir com uma obrigação - explica Wilma.

Na Medianeira, serão disponibilizadas 1 mil doses. Nos outros oito pontos, serão mais 2.450 vacinas.

Foto: Deni Zolin (Diário)
Por volta das 9h30min, fila de carros já chegava na Avenida Hélvio Basso

DESDE ÀS 6H DA MANHÃ
Na unidade básica de saúde (UBS) Wilson Paulo Noal, no Bairro Camobi, o primeiro idoso chegou às 6h desta quinta. Só que como ele ainda não completou 85 anos - o aniversário é ainda neste mês, por volta das 9h30min uma equipe do posto o orientou a retornar para casa, pois ele ainda não se enquadra no critério de imunização.

Por volta das 9h, cerca de 35 idosos aguardavam sentados em cadeiras em uma fila em frente à UBS. O local segue funcionando normalmente, com outras demandas, pela manhã. O trânsito em frente ao posto, na Rua Reinaldo Manoel Guidolin, está bloqueado em ambos sentidos e não é permitido estacionar.

A enfermeira Vania Olivo, 63 anos, chegou às 6h30min para aguardar na fila na UBS de Camobi. Ela guardava lugar para a vacinação da mãe, de 93 anos. Ela havia ido até o posto também na noite anterior, às 21h e à meia-noite, para verificar se seria necessário madrugar na unidade, o que não foi necessário. Pela manhã, ela era uma das primeiras na fila.

- Minha mãe consegue caminhar. Mas ela não pode ficar em uma fila, sentada, por tanto tempo. Então, quando chegar na hora, ela vem caminhando, e vou acompanhá-la. Nós ficamos um ano em cuidado absoluto com nossa mãe, para que ela pudesse ficar protegida. Com a vacina, esse cuidado não vai parar de existir - relata Vania.

Na UBS Oneyde Carvalho, no Bairro Lorenzi, o movimento foi mais tranquilo pela manhã. Às 10h, oito carros aguardavam na fila, e outras sete pessoas se abrigavam na sombra da tenda montada pelo Exército ou de árvores próximas. Neste mesmo horário, o personagem Vô Venâncio chegou para animar os idosos que esperavam pela vacina. Acompanhado de um gaiteiro, ele cantou e contou histórias por cerca de 10 minutos. Ao longe, a aposentada Ione Terezinha Fornel, de 64 anos, observava sentada em uma cadeira dobrável sob a sombra de uma árvore. Ela foi a primeira a chegar no local, às 7h30min, para guardar lugar para o sogro, de 94 anos.

- Uma esperança de voltar ao normal. Ele fica bem angustiado de só ficar dentro de casa, ele gosta muito de passear. Vale a pena ficar sentada aqui esperando, nós vamos chegar lá - conta Ione.

No drive-thru, foram distribuídas 550 fichas. O total de doses, porém, era 1 mil. A partir das 16h30min, não foi mais necessário ficha, e foi vacinado idosos com 85 anos ou mais que chegavam na hora. A vacinação não vai seguir na sexta-feira, já que é esperado que as doses sejam todas aplicadas nesta quinta.

*Colaborou Felipe Backes

VACINAÇÃO

QUANDO

  • Nesta quinta-feira, a partir das 13h30min

ONDE

  • Drive-thru no Parque da Medianeira - 1 mil doses
  • Kennedy (Bairro Salgado Filho) - 400 doses
  • Itararé (Bairro Itararé) - 200 doses
  • Ruben Noal (Bairro Tancredo Neves) - 400 doses
  • Vitor Hoffmann (Vila Rossi) - 200 doses
  • Floriano Rocha (Bairro Juscelino Kubitschek) - 450 doses
  • Oneyde de Carvalho (Vila Lorenzi) - 200 doses
  • Wilson Paulo Noal (Bairro Camobi) - 400 doses
  • São Francisco (Bairro João Luiz Pozzobon) - 200 doses

O QUE LEVAR

  • Documento de identidade com foto e CPF
  • Cartão do SUS (opcional)


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190