chegaram cedo

Fila começa a se formar durante a noite para vacinação de pessoas entre 57 e 59 anos

Em frente à Havan, seis carros já guardam a abertura do portão. No Clube Dores, uma pessoa já está na fila. Prefeitura reitera que não é necessário passar a noite na fila. Outras ações para o mesmo público estão previstas para os próximos dias

18.357
Foto: Foto: Renan Mattos (Diário)


Foto: Renan Mattos (Diário)

É a quarta vez que o militar da reserva Ildo Wagner, de 58 anos, vai para a fila da vacinação. Nas outras três vezes, ele foi acompanhar familiares para a imunização deles. Mas, desta vez, é ele quem vai garantir a sua primeira dose. Ansioso, chegou em frente à loja Havan às 15h45min, cerca de 16 horas antes do início da vacinação, marcado para as 8h de quinta-feira.

_ Primeiro eu fui levar a minha sogra, que tem 79 anos, e fui o primeiro da fila da UFSM. Depois, levei meu cunhado, de 72 anos, e também fui o primeiro da UFSM. A terceira que eu levei foi a minha esposa, que tem comorbidades. Daí fui no Praça Nova, mas lá não consegui chegar primeiro, fui o segundo. Agora, vim cedo na minha chance de fazer a vacina e garanti a primeira ficha _ comemora. 

Santa Maria atinge a marca de 700 óbitos em decorrência da Covid-19

Ildo conta que trabalhou até as 13h, e depois aproveitou para descansar. Como não tinha o que fazer pela tarde, resolveu estacionar o carro logo cedo em frente à Havan. Para passar a noite, preparou um kit: três cobertores, travesseiro, casacos, lanches e até uma televisão portátil.

_ Vou passar a noite assintindo minhas novelas. Não tenho medo do frio, não. Estou preparado_ contou à equipe do Diário, por volta das 20h. Até esse horário, havia seis carros estacionados na fila.

A prefeitura sempre reitera que não é necessário passar a noite nas filas, pois quando terminam as doses em um dos pontos das ações, mais vacinas são destinadas ao local. Além disso, as ações costumam ser cumulativas. Pessoas entre 57 e 59 anos que não conseguirem se vacinar na quinta, ainda terão outras oportunidades, inclusive no próximo sábado. 


Foto: Renan Mattos (Diário)
Altair já espera em frente ao Clube Dores

CLUBE DORES
Outro ponto de vacinação no Centro é no Clube Dores. Por lá, até as 20h, uma pessoa aguardava na fila. O eletricista Altair Marcondes chegou às 18h para garantir o seu presente de aniversário mais esperado dos últimos anos: a vacina da Covid-19.

_ Estou de aniversário nesta quinta, faço 58 anos. Tive a alegria de chegar a minha vez de garantir a vacina. Estou muito feliz_ declara.

Altair é mineiro, da cidade de Uberaba, e está em Santa Maria desde janeiro, onde trabalha em uma obra. Neste período, contraiu coronavírus na cidade:

_ Passei por um grande susto. Não precisei internar, mas perdi 10 quilos. Consegui me recuperar e, agora, vou estar imunizado. Torço para que todos consigam ganhar a sua dose em breve _ afirma.

Para aguardar até a abertura dos portões, trouxe uma cadeira dobrável, casacos, lanche e uma garrafa d'água. 

QUINTA-FEIRA
Pessoas de 57 a 59 anos - 1ª dose
Horário - Das 8h ao meio-dia

Para pedestres:

  • Clube Dores - 1.000 doses
  • Associação Comunitária Tancredo Neves - 600 doses
  • UBS Kennedy - 600 doses
  • Clube 21 de Abril - 500 doses
  • Colégio Marista Santa Marta _ 400 doses
  • UBS Oneyde de Carvalho _ 300 doses

Para pessoas em veículos e para pedestres:

  • UBS Wilson Paulo Noal - 600 doses

Para pessoas em veículos:

  • Loja Havan - 1.000 doses
  • UFSM, em Camobi - 800 doses

Pessoas de 18 a 59 anos com deficiência permanente - 1ª dose
Horário - Das 14h às 16h,

  • Para quem - Deficiências permanentes: deficiência física ou motora (amputação, monoplegia, hemiplegia, paraplegia, tetraplegia, malformação congênita), ostomias, deficiência auditiva, deficiência visual, deficiência na linguagem e deficiência mental ou cognitiva
  • Onde - Apae (Rua Cel. Benjamin D'ávila, 400, bairro Juscelino Kubitseck)
  • O que levar - Declaração de deficiência permanente disponível no site da Prefeitura (1 cópia preenchida e assinada), documento comprobatório de até 3 anos (declaração médica, exame, atestado ou laudo) - original e 1 cópia e documento com foto e CPF


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190