pandemia

Farmácias do município mantêm atendimento, mas adotam medidas de prevenção ao Covid-19

Horários não foram alterados, mas público tem que passar por triagem na porta

18.303
Foto: Foto: Gabriel Haesbaert (Arquivo Diário)

Foto: Gabriel Haesbaert (Arquivo Diário)

Quem depende da medicação distribuída pela rede pública de saúde não ficou desabastecido, mesmo com as medidas de isolamento social de prevenção ao novo coronavírus, mas precisa contar com o auxílio de um familiar para retirar. Embora a Farmácia Central, a Farmácia de Medicamentos Especiais e a Farmácia Distrital Leste estejam abertas para atendimento ao público, as entidades recomendam que as pessoas que fazem parte dos grupos de risco - idosos e portadores de doenças crônicas, como diabetes, hipertensão e asma - não devem ir a estes locais para evitar a contaminação. Antes da pandemia, somente na Farmácia Central eram atendidos cerca de 400 pacientes por dia. Também eram entregues mais de mil medicamentos e insumos para diabéticos diariamente. O número caiu para cerca de 300 pacientes e 800 medicamentos e insumos diários.

Segundo a superintendente de Atenção Especializada da prefeitura, Juliana Pruni, a prefeitura está contratando profissionais para abrir mais três farmácias distritais, o que deve ajudar a descentralizar a retirada de remédios. Ainda não há previsão para a abertura.

Com doações em baixa, Hemocentro Regional recebe apoio de militares em Santa Maria

Segundo Juliana, para evitar aglomerações, as farmácias têm um guarda e duas pessoas da equipe fazendo a triagem da população. Os usuários que apresentam sintomas gripais não podem entrar. Nestes casos, eles têm prioridade, e o medicamento é entregue na porta. É importante também que sejam levados todos os documentos necessários para agilizar o atendimento.

Dentro das farmácias, foram adotadas medidas como o distanciamento das cadeiras e disponibilidade de álcool gel. Como o número de assentos é limitado, às vezes, há formação de fila na calçada, principalmente na Farmácia Central, que atende ao maior volume de público.

- Não tem havido formação de filas, mas quando isso acontece, os profissionais que ficam na porta também orientam quanto à distância entre as pessoas - diz a superintendente.

Na Farmácia de Medicamentos Especiais, que fornece fármacos providos pelo Estado ou pelo Ministério da Saúde, o público que vai retirar os medicamentos ou que vai para abrir um processo administrativo solicitando o tratamento é recebido em diferentes salas. Os atendimentos também obedecem às normas de distanciamento e higiene.

Casos confirmados de coronavírus chegam a 700 no RS

PRAZO ESTENDIDO

O aumento do prazo de validade de receitas de medicamentos de uso contínuo nas farmácias também facilitou a vida dos usuários. Quem necessita de remédios de uso contínuo e controlado pode usar a mesma receita médica por seis meses. Já quem faz uso de medicamentos de uso contínuo, mas que não é controlado, pode apresentar a mesma receita por um ano. A decisão consta na Portaria nº 208/2020, publicada pela secretaria Estadual de Daúde, e visa diminuir o deslocamento dos pacientes às unidades básicas de saúde para consultas.

Os cuidados para quem precisa ir às farmácias 

  • Use máscara de proteção
  • Mantenha o distanciamento de no mínimo 1,5 metro das demais pessoas
  • Evite tocar em superfícies
  • Observe sempre a higiene das mãos, lavando-as com água e sabão ou, se não tiver como, utilizando álcool gel
  • Evite levar as mãos ao rosto
  • Higienize os objetos, como o telefone celular, e evitar compartilhá-los

Pesquisa da UFSM irá monitorar evolução de casos relacionais à saúde mental durante a pandemia

Documentos necessários

  • Identidade, Cartão SUS, receita médica e comprovante de residência

Atendimento

  • Farmácia Central (Rua André Marques, nº 760 - Edifício Montello, Bairro Centro), de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 15h. Telefone: (55) 3226-8368
  • Farmácia de Medicamentos Especiais (Rua Tuiuti, 1.926, Bairro Centro), de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h. Telefone: (55) 3921-7178
  • Farmácia Distrital Leste (Rua Reinaldo Manoel Guidolin, 130, Bairro Camobi), de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h. Telefone: (55) 3217-3880


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190