novo coronavírus

Exame descarta coronavírus em paciente de Santa Maria

Ele chegou a ficar internado em hospital, mas deu alta na última sexta-feira

18.297
Foto: Foto: Renan Mattos (Diário)

Foto: Renan Mattos (Diário)

O primeiro caso suspeito de coronavírus em Santa Maria foi descartado nesta segunda-feira. O militar de 28 anos mora em Santa Maria e visitou recentemente Londres, Roma, Paris e Madri. Até a tarde desta segunda-feira, não havia nenhum outro caso suspeito. 

Sobe para 252 o número de casos suspeitos de coronavírus no Brasil

De acordo com a prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Saúde, o resultado dos exames foi analisado pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Estado (Lacen), que deu negativo para o vírus Influenza (gripe). Na sequência, foi encaminhado para a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, que não detectou o novo coronavírus. O que foi detectado nas análises foi a presença do Rinovírus - um tipo de vírus que leva ao resfriado. 

O paciente chegou a ficar internado no Hospital Geral do Exército de Santa Maria (HGeSM), mas havia dado alta na última sexta-feira. Ele estava em isolamento domiciliar. 

EM SÃO GABRIEL
De acordo com o secretário de saúde Ricardo Coirolo, o resultado do exame da paciente de 22 anos, que é o primeiro caso suspeito do novo coronavírus em São Gabriel, foi concluído pelo Lacen e deu negativo para Influenza. Com isso, o exame foi enviado para laboratório nacional para confirmar ou descartar a presença do coronavírus. 

Uísque e mel contra coronavírus? Veja as fake news criadas sobre a doença

PREVENÇÃO
Apesar do caso suspeito de Santa Maria ter sido descartado, ainda é preciso seguir as medidas de prevenção:

  • Lavar frequentemente as mãos usando álcool em gel ou água e sabão, especialmente após contato com pessoas doentes e antes de se alimentar
  • Quando tossir ou espirrar, cobrir a boca e o nariz com as mãos ou lenços descartáveis
  • Evitar o contato próximo com quem tiver febre e tosse
  • Em caso de febre, tosse e dificuldade para respirar, buscar ajuda imediata e compartilhar o histórico de viagens com os profissionais de saúde
  • Manter os ambientes ventilados
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca
  • Máscaras cirúrgicas podem ajudar a limitar o espalhamento de doenças respiratórias, mas por si só não são garantia de prevenção e devem ser combinadas com as medidas de higiene  

QUAIS SÃO OS CASOS SUSPEITOS
Um caso só é considerado suspeito se o paciente apresentar febre e mais um sintoma gripal, como tosse ou falta de ar, e tiver passagem pela Alemanha, Austrália, Emirados Árabes, Filipinas, França, Irã, Itália, Malásia, Japão, Singapura, Coreia do Sul, Coreia do Norte, Tailândia, Vietnã e Camboja, além da China, nos últimos 14 dias.

Em Santa Maria, os pacientes devem procurar atendimento, na rede pública, na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) e Pronto-Atendimento (PA) do Patronato, e na rede privada, nos pronto-atendimentos do Hospital da Unimed e do Hospital de Caridade. 


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 

© 2021 NewCo SM - Empresa Jornalistica LTDA


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7188
(55) 3213-7190