pesquisa inglesa

Estudo sugere seis tipos de Covid-19 com diferentes sintomas

Em Santa Maria, diferentes sinais da doença são analisados por especialistas

Natália Müller Poll

Uma pesquisa realizada pela universidade King's College London, no Reino Unido, descobriu seis diferentes maneiras de manifestação do coronavírus. A descoberta pode ajudar os médicos a salvar pacientes em situações mais graves. Por meio de um aplicativo chamado COVID Symptom Study Smartphone, que rastreia os sintomas da doença, o paciente infectado é classificado em um dos seis tipos, que são elencados por ordem de gravidade da doença.

Husm retoma internação de pacientes para cirurgias eletivas a partir de segunda

A intenção é facilitar o planejamento das terapias intensivas e evitar que uma internação ou administração medicamentosa, seja feita tardiamente ou de maneira equivocada. De acordo com a pesquisa, 2,7 mil infectados foram analisados pelo app, nos seus primeiros cinco dias de registro de sintomas, de 1º a 28 de maio de 2020.

O estudo aponta, primeiramente, que os pacientes que se enquadrem nos sintomas do tipo cinco ou seis, que são os mais graves, tenham maior probabilidade de agravamento dos problemas respiratórios e consequente internação.

Média móvel de casos por Covid-19 em Santa Maria apresenta estabilidade

Nesses casos, a indicação é intensificar o monitoramento com a oximetria de pulso, por exemplo, para garantir que o atendimento hospitalar ocorra no momento apropriado do curso da doença, e não permita o agravamento da situação.

Em segundo lugar, o artigo cita que quem apresentar os sintomas do tipo três e quatro, pode se beneficiar de cuidados proativos, por exemplo, com monitoramento de glicose e eletrólitos.

O artigo ainda é um estudo preliminar, que não foi publicado em revistas cientificas, mas fornece uma base sobre a evolução da doença e estudos práticos dela.

Estado registra mais de 2,3 mil novos casos e outros 38 óbitos por Covid-19

A médica infectologista de Santa Maria Jane Costa diz que esses estudos são positivos para o diagnóstico precoce da doença, visto que são diversos os sintomas apresentados por quem está infectado.

- Também estamos fazendo um levantamento sobre os sintomas dos pacientes de Santa Maria. Sabemos que quadros respiratórios representam a grande maioria dos casos graves, mas conhecemos pouco ainda da doença. Percebemos algumas manifestações que antes não eram muito consideradas, como a diarreia, por exemplo. Dores de cabeça e musculares também chamam atenção, assim como quadros neurológicos. Precisamos olhar para quem tenha outros sintomas e não só manifestações respiratórias - afirma.

Os seis tipos da Covid-19 descobertos pelos pesquisadores são os seguintes

  •  Tipo 1 - Sintomas gripais (sem febre) - dores de cabeça, perda de olfato, dores musculares, tosse, dores no peito, ausência de febre
  • Tipo 2 - Sintomas gripais (com febre) - dores de cabeça, perda de olfato, perda de apetite, tosse, dor de garganta, rouquidão, febre
  • Tipo 3 - Sintomas gastrointestinais - dores de cabeça, perda de olfato, perda de apetite, diarreia, dores de garganta, dores no peito, ausência tosse
  • Tipo 4 - Nível severo 1 - dores de cabeça, perda de olfato, tosse, febre, rouquidão, dor no peito, fadiga
  • Tipo 5 - Nível severo 2 - dores de cabeça, perda de olfato, perda de apetite, tosse, febre, rouquidão, dores de garganta, dores no peito, fadiga, confusão mental, dores musculares
  • Tipo 6 - Nível severo 3 (quadro respiratório e abdominal) - dores de cabeça, perda do olfato, perda de apetite, tosse, febre, rouquidão, dores de garganta, dores no peito, fadiga, confusão mental, dores musculares, falta de ar, diarreia, dores abdominais



fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190