estilo de vida

Estudo quer saber como a pandemia afeta os hábitos alimentares da população

Ideia é fazer um comparativo com os resultados de outros países. Pesquisa é liderada por universidade da Alemanha

18.389
Foto: Foto: Renan Mattos (Arquivo/Diário)


Foto: Renan Mattos (Arquivo/Diário)

Um estudo em parceria com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), que tem a colaboração de cientistas da Espanha, da Itália e da Alemanha, quer saber como a situação de confinamento total ou parcial em casa pela pandemia de Covid-19 está afetando os hábitos alimentares e o estilo de vida da população brasileira.  

Como está a média móvel de casos confirmados de Covid-19 em Santa Maria

O trabalho está sendo coordenado pelo professor Luis Felipe Dias Lopes, do Departamento de Ciências Administrativas da instituição que lidera o Grupo de Pesquisa "Comportamento Inovador, Estresse e Trabalho".

Jovem é assassinado com cinco tiros em Restinga Sêca

- A pesquisa está sendo desenvolvida pela Universidade de Medicina de Essen, na Alemanha, em vários países da Europa. Traduzi o instrumento para o português para poder replicar a pesquisa aqui no Brasil. A ideia é fazer um estudo comparativo com os hábitos alimentares de vários países durante a pandemia - explicou o professor.

Retomada das aulas presenciais em Santa Maria não ocorre antes de 15 de setembro

Para participar, basta preencher um formulário e responder as perguntas, de forma anônima. O objetivo é avaliar os fatores mais relevantes para a manutenção de um bom estado de saúde e poder enfrentar as mudanças da maneira correta, para minimizar o impacto no estilo de vida.

Os pesquisadores dos outros países conseguiram coletar entre 1,5 mil a 2 mil respostas. Nos primeiros dois dias no ar, mais de 200 pessoas de nove estados já haviam respondido ao questionário brasileiro (disponível aqui). A ideia é coletar o mesmo quantitativo de respostas que as universidades europeias, por isso não há um prazo estabelecido para que os entrevistados respondam. No entanto, a estimativa é que ela dure cerca de um mês.

Ao final das respostas, a pessoa que quiser receber orientações nutricionais da equipe de pesquisa da Alemanha, pode deixar o e-mail ou WhatsApp, para participar de três entrevistas, por vídeo ou chamada telefônica, para responder a um questionário de perguntas abertas sobre a sua ingestão alimentar.


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190