pandemia

Duas escolas de Santa Maria confirmam casos de Covid-19 e suspendem aulas presenciais

Pelo menos três educadores testaram positivo para a doença

18.409

Após o retorno presencial de atividades, pelo menos duas escolas de Santa Maria já tiveram professores com casos positivos para a Covid-19. O Instituto Estadual Padre Caetano, no Bairro Patronato, notificou a 8ª Coordenadoria Regional de Educação (8ª CRE) e a Vigilância Sanitária sobre dois casos de Covid em seu corpo docente. Os testes positivos são do vice-diretor e de uma professora, que estariam com sintomas leves e em isolamento. Em função disso, a escola foi fechada e passou nesta quarta-feira pelo processo de sanitização. As aulas foram suspensas por dois dias, e só devem voltar na próxima semana, dependendo do parecer da vigilância sanitária do município.

Até sábado, Santa Maria terá mais três ações de vacinação contra a Covid-19

Segundo José Luís Eggres, coordenador da 8ª CRE, oficialmente são apenas esses dois casos. O Diário tentou contatar a escola Padre Caetano por telefone, porém não obteve retorno.

- Nos foi comunicado pela escola que o número é esse, de dois testes positivos. Imediatamente suspendemos as aulas presenciais e a escola contratou a sanitização. Os contaminados vão cumprir o isolamento, pois são sintomas leves. A princípio as aulas estão suspensas por dois dias, porém a escola deve voltar na segunda, dependendo da orientação vigilância sanitária. Oficialmente não há registro de outros casos - explica Eggres.

Ministro da Educação visita UFSM para inaugurar obras e fala sobre orçamento

No Colégio Franciscano Sant'Anna, uma professora testou positivo, está assintomática e cumprindo isolamento em casa. Segundo a vice-diretora e supervisora Educacional, Helena Rohde, a escola está cumprindo todas as orientações e determinações do Plano de Contingência para Prevenção, Monitoramento e Controle da Transmissão de Covid-19, aprovado pelo COE Municipal em 2020.

- Reiteramos que o plano foi elaborado com apoio da enfermeira e do médico do trabalho da mantenedora, junto a nossa equipe de profissionais para trazer mais segurança na saúde de todos os envolvidos. A medida (sobre a professora afastada) justifica-se, pois a instituição acompanha a saúde dos trabalhadores e dos alunos constantemente. Por prevenção e seguindo os protocolos de segurança a Covid-19, a turma dessa professora não está tendo aulas presenciais, somente no modo remoto - informa.

Por meio de nota, a prefeitura de Santa Maria informou que não foi notificada sobre suspensão de aulas em escolas da rede privada nem de possível suspeita de casos positivos de coronavírus nesses locais. "Contudo, o Executivo Municipal reforça que as instituições de ensino atuam com atividades presenciais neste momento com base no Plano de Contingência, que prevê como as instituições de ensino devem agir diante da possibilidade de casos positivos de Covid-19. Da mesma forma, elas são orientadas a notificar casos positivos de Covid-19" diz a nota.

A prefeitura também relata que são feitas vistorias periódicas nas instituições de ensino para certificação de que todas as diretrizes de saúde e segurança sanitária são seguidas. As escolas somente podem retomar atividades no formato híbrido caso tenham os planos de contingência aprovados.

Segundo o Executivo, as escolas devem realizar as notificações sobre casos de coronavírus junto ao Centro de Referência Covid-19, pelo telefone (55) 3220-0390 ou pelo e-mail [email protected]


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190