são gabriel

Diretor técnico da Santa Casa de São Gabriel garante que UTI Covid segue em funcionamento

Unidade precisou ser realocada por falta de profissionais, mas não foi fechada

Leonardo Catto
Foto: Foto: Divulgação
Fachada da Santa Casa de São Gabriel

Foto: Divulgação
Fachada da Santa Casa de São Gabriel

A Santa Casa de São Gabriel encaminhou um ofício para a 10ª Coordenadoria Regional de Saúde, no último sábado, sobre o desligamento de dois médicos da função de plantonistas. Apenas três profissionais restavam nesta função,e os pacientes das Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) Covid precisaram ser realocados para o mesmo andar da UTI Geral. Segundo o novo diretor técnico do hospital, o médico anestesiologista Paulo Almeida, os atendimentos não pararam.

Mais de 5,5 mil doses são aplicadas na população com 50 anos ou mais nesta quinta-feira

O que aconteceu, conforme Almeida, foi que, com a equipe reduzida, a UTI Covid foi para o mesmo andar da UTI geral. A mudança foi para agilizar o atendimento médico. O isolamento entre unidades é garantido, como em todos os casos de Covid.

- Esperamos conseguir profissionais para compor escala, mas é um profissional que está ausente no mercado, com UTIs abertas em todos os lugares. Estamos buscando - afirma Almeida.

Dos 10 leitos, oito seguiram em funcionamento. Os dois fechados não eram ocupados. A redução do número de leitos foi para assegurar o espaço necessário para o funcionamento das unidades. 

Os médicos que se desligaram do hospital alegaram falta de segurança para desempenhar as atividades. A nota encaminhada à 10ª CRS menciona desestímulo aos profissionais "diante dos fatos que estão sendo amplamente divulgados em redes sociais, mídias digital e imprensa local".

VÍDEO: em um mês do 3 As, região ainda não reduziu indicadores da Covid

MUNICÍPIO
A prefeitura de São Gabriel informou que monitora a situação com preocupação. Segundo o município, alguns médicos pediram demissão em função do clima adverso entre os profissionais do hospital, que divergem sobre assuntos como tratamentos alternativos para a Covid-19. A discussão teria se tornado pública por meio das redes sociais.

Conforme o boletim epidemiológico da última quarta-feira, São Gabriel tem 7,7 mil casos de coronavírus e 248 óbitos por Covid-19. 25 mil pessoas (39,2% da população) já tomaram a primeira dose da vacina. A segunda dose já foi aplicada em 9,4 mil pessoas (15%).

ESTADO
Questionada pelo Diário, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) afirmou que o Departamento de Regulação do Estado recebeu um ofício em 13 de junho informando sobre a indisponibilidade da UTI em São Gabriel. Segundo a assessoria de comunicação da SES, não houve nenhuma solicitação de transferência no Sistema de Gerenciamento de Internações (Gerint) por parte do hospital, e o ofício enviado informava que todos os pacientes internados na UTI Covid-19 foram transferidos para a UTI Geral, e que foram respeitados todos os protocolos de isolamento dentro desta unidade.


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190