prevenção

Diferentes áreas têm atividades suspensas devido ao coronavírus

Aulas, visitações e partidas esportivas têm alterações para evitar aglomerações e exposição a grupos de risco

18.398
Foto: Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)

Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)

Programações em diferentes áreas vem sofrendo alterações devido ao coronavírus. O motivo é a tentativa de evitar aglomerações e que grupos de risco possam ser eventualmente expostos à infecção. 

VÍDEO: tudo que você precisa saber sobre o novo coronavírus

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), assinou um decreto que recomenta a suspensão de viagens internacionais, interestaduais e reuniões de capacitação na estrutura do Estado. O documento tem validade de 30 dias. Servidores com sintomas de coronavírus que tenham viajado poderão ficar em casa por 14 dias sem desconto no salário. Aqueles sem sintomas e que viajaram trabalharão à distância.

Seguindo a recomendação da Secretaria Estadual de Saúde, o Lar das Vovozinhas suspendeu por tempo indeterminado a visitação à instituição. Conforme nota assinada pela presidente do Lar, Leda Taschetto, a medida foi tomada para evitar possível exposição das idosas.

SAÚDE
Alguns hospitais de Santa Maria e região já suspenderam ou restringiram as visitas a pacientes. O Hospital Universitário de Santa Maria (Husm) divulgou nota, na tarde desta sexta-feira, suspendendo as visitas a pacientes internados na instituição. A medida passa a valer a partir deste sábado. Conforme a assessoria do hospital, os acompanhantes seguem com acesso, porém passarão por triagem. Quem apresentar sintomas não poderá acessar as dependências ou permanecer no hospital. Atividades extracurriculares e aglomerações com público superior a 100 pessoas também não deverão acontecer.

O Hospital de Caridade também adotou medida de prevenção. A partir desta sexta-feira, apenas um acompanhante pode permanecer com paciente. O Hospital São Francisco e a Casa de Saúde seguem a mesma medida, permitindo apenas um acompanhante por paciente internado nos hospitais.

Em Santiago, o Hospital de Caridade informou que, a partir de segunda-feira, estão suspensas por tempo indeterminado as visitas no hospital. Será mantida apenas a troca de acompanhantes e a visita de um familiar a pacientes na UTI.

EDUCAÇÃO
Na Região Central, dois campi da Unipampa - em São Gabriel e Caçapava do Sul - suspenderam as aulas. Todos os 10 campi da Unipampa no Rio Grande do Sul tiveram as aulas suspensas assim como fizeram a Universidade Federal de Pelotas (Ufpel) e a Escola Superior de Marketing e Propaganda (ESPM-Sul). Na tarde desta quarta-feira, a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) divulgou as medidas que a instituição recomenda aos discentes, docentes e servidores. O calendário acadêmico está mantido, mas a instituição recomendou a suspensão de viagens internacionais e de reuniões ou eventos com público superior a 100 pessoas. Outras medidas de higiene, como a manutenção de locais fechados com janelas abertas, também foram recomendadas. 

Primeiro caso de dengue é confirmado em Santa Maria

ESPORTE
A Federação Gaúcha de Futebol (FGF), em nova decisão na noite desta sexta-feira, decidiu adiar a rodada da Divisão de Acesso deste final de semana. Uma nova data será anunciada em breve. Com isso, todos os oito jogos da 4ª rodada não serão realizados. A rodada do Campeonato Gaúcho Séria A está mantida. A medida pretende evitar a propagação e o contágio do novo coronavírus.

Governo libera 13º salário para aposentados por conta do coronavírus

No rúgbi, o Universitário teve sua estreia no Gauchão suspensa. A partida aconteceria sábado contra o Planalto, de Passo Fundo, no Centro de Eventos da UFSM. Com isso, o restante do torneio, que teria a fase de grupos iniciada no final do mês, também deve ser adiado.

Veja as orientações para quem chegou de viagem em relação ao coronavírus

LAZER
A peça Através da Íris, estrelada por Nathalia Timberg, foi adiada. O monólogo seria apresentado nos dias 21 e 22 de março no Theatro Treze de Maio. Quem já adquiriu os ingressos, deve procurar os teatros para o reembolso. Quem comprou pela internet, terá o estorno do valor automático.

O CTG Sentinela da Querência, de Santa Maria, cancelou baile do 36º aniversário do grupo, que aconteceria dia 21 de março. Também seguem suspensas todas as atividades do âmbito do MTG.

O CTG Coxilha de Ronda, de Santiago, cancelou o rodeio que aconteceria em 21 e 22 de março.

Legislativo deve liberar até R$ 5 bilhões para combate ao coronavírus no país

POLÍTICA
Duas manifestações estavam marcadas para a próxima semana. Uma delas aconteceria no domingo em apoio ao presidente Jair Bolsonaro, mas teve a mobilização desconvocada após o próprio presidente sugerir que a manifestação não acontecesse para evitar aglomerações. No lado da esquerda, a União Nacional dos Estudantes (UNE) decidiu cancelar uma manifestação de oposição ao governo prevista para a próxima quarta-feira. Greves e paralisações também previstas para a data, porém, estão mantidas em princípio.


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190