coronavírus

De carro, a pé ou de moto: como foi a vacina para 63 anos em SM

Quatro mil doses estiveram disponíveis em seis pontos de vacinação contra a Covid-19

Felipe Backes e Janaína Wille


Foto: Pedro Piegas (Diário)
Começo da vacinação no Shopping Praça Nova

Reportagem atualizada às 12h30min desta sexta-feira

Chegou a vez de idosos de 63 anos ou mais na fila da vacina contra a Covid-19. Na manhã desta sexta-feira, quatro mil doses estiveram disponíveis em seis pontos de vacinação espalhados por Santa Maria, sendo dois drive-thrus e quatro para pessoas a pé. Do total de doses disponíveis, 3.221 vacinas foram aplicadas.


No estacionamento do Shopping Praça Nova, além de pessoas em carro, também teve quem foi de moto até lá para garantir uma dose da vacina de Oxford. O motociclista José Francisco de Azevedo, 63 anos, chegou por volta de 6h30min no estacionamento e pouco depois das 8h já estava imunizado.

- A gente tem que se vacinar, seja indo a pé, de carro ou moto. A vacina é muito necessária. Eu amo a minha moto, gosto de viajar para vários lugares com ela. Para fazer a vacina, não poderia ser diferente - destaca Azevedo. 

VÍDEO: Começa nesta sexta-feira a 10ª rodada da pesquisa Epicovid em Santa Maria

O primeiro veículo a estacionar no shopping chegou às 16h30min de quinta-feira. Nele, estava o aposentado Luis Airton Vieira, 66 anos, que veio junto do filho e antes mesmo das 8h já garantiu a aplicação da vacina. 

- A gente quer ser vacinar, não quer ficar doente. Eu vim outra vez, mas quando cheguei já tinha terminado a vacina. Dessa vez, quis ser o zero um e sou - disse Vieira.

Antes das 8h, 449 fichas já haviam sido distribuídas no drive-thru do Shopping Praça Nova. Ali, os idosos aguardavam dentro dos automóveis no estacionamento do shopping. A aplicação das doses começou por volta de 7h45min, minutos antes do previsto inicialmente. Por volta de 21h de quinta-feira, 40 veículos já estavam estacionados na fila. 


Foto: Pedro Piegas (Diário)
Fila da vacinação na Associação Comunitária Tancredo Neves

Na Associação Comunitária Tancredo Neves, houve fila durante toda manhã e, antes das 10h30min, todas as fichas já haviam sido distribuídas. A fila chegou a dobrar a esquina da Avenida Paulo Lauda com a Rua Armim Schvarcz. Com o sol forte, teve idoso que se protegeu com sombrinha.

- A emoção de ter direito a uma vacina, que é sinônimo de vida, é muito grande. Estou feliz da vida - afirma a dona de casa Silvia Eggers, 64 anos, moradora do Bairro Tancredo Neves. 

No local, um voluntário animava, com um saxofone, as pessoas que aguardavam pela vacina. Ele tocava músicas ambientais, temas de novelas antigas e boleros.

No Clube Dores, local para imunização no centro da cidade, houve fluxo durante toda a manhã. Por lá, 800 doses estiveram disponíveis.

- Eu tenho me resguardado muito. Recém fiz a primeira dose, mas estou ansiosa para rever meus netinhos. Vou esperar mais um pouco para revê-los. Eu agradeço a todos os profissionais de saúde que nos atendem com tanto cuidado - destaca Maria de Fátima Flores de Oliveira, 63 anos.

CHEGADA DAS DOSES

As doses aplicadas nesta sexta-feira em Santa Maria fazem parte da remessa de 301 mil doses que chegaram na quinta pela manhã ao Estado. Ainda na quinta-feira, um carro da 4ª Coordenadoria Regional da Saúde, sediada em Santa Maria, foi até a capital gaúcha para buscar os 7.745 imunizantes. O total é dividido entre segundas doses para ações já previstas e primeiras doses para a continuidade da vacinação de idosos e de integrantes da segurança pública. Novas ações de vacinação serão programadas para os próximos dias.

VÍDEO: Começa nesta sexta-feira a 10ª rodada da pesquisa Epicovid em Santa Maria

- Essas doses chegaram ontem às 20h. Nós demorarmos um pouco para divulgar pois precisávamos ter a garantia de que essas doses sairiam de Porto Alegre - explicou o secretário de Saúde, Guilherme Ribas.


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190