medicamentos

Coronavírus: remédios controlados podem ser comprados a mais do que é prescrito

Os medicamentos com receita também podem ser entregues à domicílio, conforme nova decisão da Anvisa

Foto: Foto: Lucas Amorelli

Foto: Lucas Amorelli

Levando em consideração a situação provocada pelo coronavírus no país, o Ministério da Saúde lançou na terça-feira uma resolução que muda as regras para venda de medicamentos controlados, ou seja, aqueles remédios em que é obrigatório a retenção da receita. As regras valem tanto para quantidade de medicação comprada quanto para entregas a domicílio. 

Uma das mudanças permite que medicamentos controlados  possam ser adquiridos em quantidades equivalentes ao consumo de mais três ou seis meses, a depender do tipo de  remédio. Ou seja, se o paciente tem receita para um mês de tratamento, poderá comprar remédios suficientes para mais três ou seis meses.

Secretaria Estadual de Saúde lança plataforma digital de solicitação de medicamentos

- Conforme a cor da receita e a medicação em uso, a maioria dos remédios recebe a dispensa que varia de dois a seis meses, sem necessidade de renovar a receita - esclarece o médico pneumopediatra Claudio Brum Pretto, de Santa Maria.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) disponibilizou uma tabela de remédios e quantias conforme tempo de tratamento máximo de cada um. Essa tabela é usada como guia nas farmácias na hora da compra. Para receitas prescritas antes da resolução entrar em vigor, ou seja, até 23 de março, só podem ser vendidos medicamentos para, no máximo, mais 30 dias de tratamento além do indicado pelo médico.

ENTREGA À DOMICÍLIO
Agora, os remédios controlados também podem ser entregues pelas farmácias nas casas dos clientes, com a retenção da receita pelo entregador, como já é de costume. Porém, a regra vale apenas para compras em farmácias de lojas físicas, não pela internet.

*Colaborou: Gabriele Bordin


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190