saúde pública

Confira o que foi cancelado até agora por prevenção ao coronavírus em Santa Maria

Escolas, universidades e serviços público suspenderam serviços

18.398

Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
UFSM decidiu pela suspensão das aulas por 30 dias a partir desta segunda-feira

ATUALIZAÇÃO: atualizada em 17 de março às 21h07min

A cada dia que passa, novas medidas de prevenção ao contágio e transmissão do novo coronavírus são tomadas em Santa Maria e na região, a exemplo de medidas no Estado e no país. Diferentes eventos, desde peças de teatro, shows e rodeios foram cancelados e até mesmo as aulas em universidades e escolas são revistas. Veja a situação: 

EDUCAÇÃO 
A prefeitura anunciou a suspensão das aulas nas escolas municipais por 15 dias a partir de quarta-feira. A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) suspendeu, a partir desta segunda-feira, as aulas na instituição. A Faculdade Integrada de Santa Maria (Fisma), Universidade Franciscana, Ulbra e Faculdade Metodista Centenário também suspenderam as aulas. Na região, alunos de instituições de ensino superior já estão com aulas suspensas: Unipampa , que tem unidades em São Gabriel e Caçapava do Sul, até 28 de março, e o Instituto Federal Farroupilha (Iffar) que tem unidades em São Vicente do Sul, Jaguari e Júlio de Castilhos, além de das faculdades particulares Uri e Unicruz.

As escola da rede marista suspendeu as aulas, a partir desta terça-feira, por 14 dias. Em Santa Maria são duas escolas: Santa Maria e Santa Marta. A Escola Medianeira vai suspender as aulas a partir de quinta-feira. 

A rede estadual de ensino terá as aulas suspensas a partir da próxima quinta-feira. O anúncio foi feito pelo governador do Estado Eduardo Leite, em coletiva de imprensa na manhã desta segunda. O governador informou, ainda, que na terça e quarta-feira as escolas estarão passando as informações sobre a doença para os alunos e informarão sobre a suspensão.

Os prazos do Programa Universidade para todos (Prouni) foram alterados. Agora, candidatos têm até 20 de março para entregar documentação. 

SEGURANÇA
A Polícia Civil orienta que as pessoas façam registro de ocorrência pela internet no link delegacia online. As delegacias da cidade, porém, seguem funcionando para atender casos mais graves. 

SUSEPE
Estão suspensas as visitas pelo prazo de 15 dias, a contar do dia 23 de março de 2020. Antes disso, porém, já serão implementados outras restrições, como a suspensão das visitas de idosos, crianças e gestantes até o dia 22. Além disso, fica estabelecido o limite de um visitante por preso. Também estão suspensas visitas de organizações da sociedade civil e de instituições religiosas, bem como aulas do EJA. 

SAÚDE 
A maioria dos hospitais públicos e privados de Santa Maria e da região suspenderam as visitas aos pacientes e só mantêm os acompanhantes. Veja aqui a situação de cada um. 

SHOWS E ESPETÁCULOS
Diferentes atrações culturais também estão adiadas para evitar aglomerações de pessoas. O show Beatles ao Acordeon que seria no Theatro Treze de Maio nesta quinta-feira foi remarcado para o dia 15 de maio. A apresentação Através da Íris, de Nathalia Timberg, também no Treze, foi adiado para maio em dia a ser confirmado. O show de Filipe Catto, que seria na Cesma, também foi adiado. O show do sertanejo Gusttavo Lima foi adiado. A festa Borracheira das Engenharias, marcada para esta sexta no Avenida Tênis Clube, foi transferida para o dia 5 de junho. 

CONCURSO PÚBLICO
A prefeitura de Agudo adiou o concurso público marcado para o próximo final de semana. Uma nova data para a prova será marcada. Em Santa Maria, o concurso público poderá ser afetado e definições serão informadas nos próximos dias. 

CARNAVAL DE CRUZ ALTA
O Carnaval fora de época de Cruz Alta, que seria neste sábado e domingo, foi suspenso.

OUTROS EVENTOS DA REGIÃO
Em função da pandemia de coronavírus, São João do Polênise suspendeu por 30 dias parte da programação de aniversário do município. Conforme o prefeito, Matione Sonego, todas as atividades que resultariam em aglomeração de pessoas não irão mais ocorrer. 

Leia todas as notícias sobre o coronavírus

Marcada para domingo, 22 de março, em São Gabriel, a segunda edição do Concurso de Parrilleros foi adiada em função da pandemia de coronavírus. A segunda edição do II Concurso de Parrilleros, que contaria com um público de 300 pessoas e júri internacional, não tem data definida para ocorrer. 

A abertura da colheira da soja, que ocorreria em 27 de março, em Tupanciretã, também foi cancelada.  

SERVIÇOS
O Cartório de Justiça Eleitoral de Santa Maria, a partir desta segunda, estará atendendo somente as pessoas que fizeram o agendamento para atendimento. A orientação de evitar aglomerações são do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) publicado por meio de uma nota no site na última sexta-feira. A Justiça Eleitoral de Santa Maria aguarda novas orientações que devem ser divulgadas pelo TRE até o final do dia. 

A Defensoria Pública suspendeu os atendimentos por 30 dias. Quem tinha horário marcado, precisa entrar em contato pelo telefone Fones: (55) 3218-1032 para reagendamento.

O Poder Judiciário Estadual em Santa Maria terá expediente do meio-dia às 19h. Prazos processuais, administrativos e jurisdicionais, de primeira e segunda instância, estão suspensos. Já as audiências presenciais que não forem urgentes deverão ser adiadas. Nos casos urgentes, ficou determinado que apenas ingressem na sala as pessoas essenciais para o ato. O Tribunal de Justiça também recomenda que a circulação nos prédios do órgão fique restrita a advogados, defensores públicos e servidores.

A Justiça Federal também suspendeu temporariamente o atendimento presencial ao público externo que possa ser prestado por meios eletrônicos ou telefones das Varas Federais. Reuniões e palestras que ocupem o prédio também foram suspensas. O público autorizado a circular na sede da Justiça Federal também será restrito.

A direção do Hospital Veterinário Universitário informa que serão atendidos apenas casos de urgência e emergência. Nesse período, não haverá marcação de consultas e os animais internados não receberão visitas.

O Procon estabeleceu um novo protocolo de atendimento em função do coronavírus. O órgão atenderá apenas agendamentos e priorizará consultas por telefone .

CELEBRAÇÕES RELIGIOSAS
As missas da Arquidiocese de Santa Maria estão mantidas por enquanto, assim como os cultos nas igrejas Assembleia de Deus e Quadrangular. O Abrigo Espírita Oscar Pithan suspendeu as visitas aos idosos, todas as atividades da Casa Espírita e as atividades voluntárias eventuais, junto aos abrigados. 

ESPORTE
Depois de uma rodada de campeonatos sem torcidas, as federações estaduais de futebol suspenderam campeonatos no Brasil. A Federação Gaúcha de Futebol (FGF) suspendeu as duas principais divisões do estadual por pelo menos 15 dias. Os campeonatos nacionais também foram suspensos pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Em Santa Maria, a prefeitura suspendeu atividades esportivas em espaços públicos por conta do coronavírus.

O Inter suspendeu treinamentos e recomendou que os atletas fiquem isolados.

CLUBES
O Avenida Tênis Clube (ATC) suspendeu eventos que tenham aglomeração de pessoas. Em nota, também afirmam que a decisão por suspender todas as atividades pode ser tomada a qualquer momento.

O Clube Recreativo Dores determinou a suspensão de todas as atividades esportivas, sociais e de escolinhas até o dia 31.


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190