monitoramento

Confira a média móvel de casos confirmados de Covid-19 em Santa Maria

Os números utilizados são analisados a partir dos dados divulgados pela prefeitura

18.398
Fonte: Observatório de Informações em Saúde da UFSM

A média diária de novos casos de coronavírus em Santa Maria é de 49 de acordo com dados elaborados pelo Observatório de Informações de Saúde da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A chamada média móvel reúne conteúdo estatístico sobre o avanço da doença na cidade, na região, no Estado e no Brasil. Os números utilizados são analisados a partir dos dados divulgados pela prefeitura.

VÍDEO: primeiro dia na bandeira vermelha começa com comércio parcialmente fechado

A média móvel é um indicador usado por especialistas e vários veículos de comunicação nacional e internacional. Com ela, é possível acompanhar as variações diárias e monitorar o avanço do vírus nos municípios, estados e no país. A variação dessa média ao longo dos dias ajuda a compreender melhor o comportamento da Covid-19. O gráfico abaixo mostra o número de casos diários em Santa Maria, e a linha vermelha mostra a média móvel dos últimos sete dias.

Quase 10 mil casas ficarão sem água entre quarta e quinta-feira em Santa Maria


Fonte: Observatório de Informações em Saúde da UFSM

O cálculo é feito somando-se o número de casos dos últimos sete dias e dividindo-se o resultado por sete. Essa curva estuda os possíveis dias de pico no número de casos confirmados.

Paciente registra aglomeração em frente a unidade de saúde em Santa Maria

O gráfico utiliza dados da Vigilância em Saúde, que encaminha os dados ao Observatório da UFSM e considera os números de casos divulgados confirmados até agora na cidade, que é de 3.476, segundo o último boletim epidemiológico da prefeitura, divulgado nesta segunda-feira.

VARIAÇÃO
De acordo com os especialistas, para saber se os números da doença estão aumentando, diminuindo ou em situação estável, é preciso fazer mais um cálculo, o da variação. Geralmente, o novo coronavírus fica no corpo do paciente por duas semanas (tempo de incubação), por isso, para calcular a variação, é recomendado comparar a média móvel do dia com a média móvel de 14 dias atrás.

Santa Maria está entre cidades que vão receber testes da vacina de Oxford

Variações de até 15%, para mais ou para menos, caracterizam estabilidade da doença. Se a variação for menor que esse percentual, a transmissão está em queda. Se for acima, a cidade está em um momento crescente da pandemia.

No caso de Santa Maria, a variação indica queda dos casos diários, pois o número desta quinta-feira, de média diária de 49 novos casos, é 23,4% menor ao apresentado em 31 de agosto, quando a média era de 64 casos.

Outro gráfico disponibilizado pelo Observatório da UFSM é o da média móvel de casos de Covid-19 dos últimos 30 dias, que aponta 47 (indicador é representado pela linha azul na imagem abaixo).


Fonte: Observatório de Informações em Saúde da UFSM

CAUTELA

Como os dados são atualizados diariamente, os números podem sofrer alterações ao longo da semana, em função da atualização diária dos casos confirmados e da demora em abastecer o sistema com os casos notificados. Em razão de dificuldades e problemas pontuais na atualização das notificações no sistema, os dados estão demorando para serem analisados e confirmados. Segundo os especialistas, esse atraso pode dar uma falsa impressão de menos casos diários, já que muitas confirmações são acrescentadas aos gráficos posteriormente à data de publicação do boletim da prefeitura.

Na última quarta-feira, o Diário conversou com o médico epidemiologista da Vigilância em Saúde Marcos Lobato, coordenador do Centro Municipal de Referência em Covid-19, e com o professor Luis Felipe Dias Lopes, doutor em Engenharia de Produção e estatístico do Observatório de Informações em Saúde da UFSM, responsável por fazer os gráficos da plataforma:


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190