pandemia

Como será o período de isolamento dos pacientes de Manaus em Santa Maria

Depois de viajar apenas com os profissionais da saúde, os 15 manauaras internados no Regional mantêm contato com familiares por celular

18.398
Foto: Foto: Anselmo Cunha (Especial)

Foto: Anselmo Cunha (Especial)

Dos 18 pacientes manauaras esperados para Santa Maria, 15 desembarcaram na noite de terça. Enquanto isso, profissionais do Hospital Regional aguardavam por eles em gesto de solidariedade. Todos serão monitorados por equipes que nem sempre são exclusivas. Ou seja, pode ser que os mesmos profissionais atendam doentes gaúchos e amazonenses. Porém, entre os atendimentos aos diferentes grupos, as equipes precisam trocar as roupas de isolamento.

De 1.014 voluntários, 712 já receberam pelo menos uma dose da vacina de Oxford

O planejamento para acompanhar os manauaras foi elaborado pelo Hospital Regional. Quando chegaram, eles fizeram o teste RT-PCR e exames que os classificaram entre casos mais graves e mais leves.

Como não é permitida a presença de familiares, por determinação do Ministério da Saúde, os pacientes estão isolados para além do protocolo em Santa Maria. Eles mantêm contato com a família por celular, em chamadas de vídeo, principalmente. Nem todos trouxeram o próprio aparelho, mas o hospital dispõe de celulares para isso.

Rio Grande do Sul registra mais 48 óbitos pela Covid-19

O relato de profissionais que mantêm contato com os pacientes conta que eles estiveram cansados depois da viagem, mas puderam repousar bem durante a noite. Na manhã de quarta, o grupo já recebeu procedimentos, aos quais reagiram bem. A equipe tem, inclusive, pelo menos uma profissional que atuou em Manaus ano passado. O sentimento, neste momento, é de gratidão e acolhimento.

A volta dos pacientes ao Estado de origem depende, em primeiro lugar, da melhora deles. A organização para o retorno, depois, é coordenada pelas secretarias estaduais da saúde do Rio Grande do Sul e do Amazonas, além do Ministério da Saúde.

- Não quer dizer que todos vão sair ao mesmo tempo. Liberando leito, nós já vamos organizando para liberar a ala também. As equipes darão carinho para as pessoas que se deslocam, assistência médica organizada e todas as alternativas para ter altas o mais rápido possível. Tudo para que eles possam voltar para casa - explica o secretário municipal de Saúde, Guilherme Ribas.


*Colaborou Leonardo Catto


fale conosco

redação
leito[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190