para ajudar

Com queda nas doações, lares de idosos precisam de alimentos e itens de higiene

Entidades estão com visitação e atividades suspensas para prevenir contaminação

18.389
Foto: Foto: Gabriel Haesbaert (Arquivo/Diário)


Foto: Gabriel Haesbaert (Arquivo/Diário)

Com as novas medidas restritivas adotadas para tentar combater o avanço do novo coronavírus e impossibilitados de realizar eventos e ações presenciais, os lares de idosos estão contando com a solidariedade para poder manter o estoque de alimentos e itens de higiene e limpeza em dia. Em Santa Maria, pelo menos três instituições que abrigam idosos já começaram a sentir a queda nas doações, uma vez que a regra é permanecer em casa.

Guarda Municipal tem WhatsApp para denúncias sobre funcionamento irregular  

No Lar das Vovozinhas, instituição que abriga, atualmente, 155 idosas em Santa Maria, as visitas estão suspensas desde o da 13 de março.

Políticos defendem isolamento social e criticam postura de Bolsonaro

- O lar tem um déficit mensal de R$ 60 mil a R$ 100 mil por mês. A única possibilidade nossa é que o vírus não entre aqui, pois todas elas são vulneráveis. A Itália e Estados Unidos tiveram lares dizimados. O que a gente tem que entender que as instituições de longa permanência precisam de um olhar não só do poder público, como da sociedade, e a sociedade precisa ajudar - comenta Liliane Mello Duarte, vice-presidente do lar.

Professores gravam música para conscientizar crianças a se prevenirem contra o coronavírus

As atividades voluntárias também foram suspensas e as assistidas estão isoladas por áreas. Seis dos 98 funcionários que se enquadram nos grupos de pessoas mais vulneráveis à infecção foram afastados do trabalho.

VÍDEO: saiba como diminuir o estresse dos pets durante a quarentena

- A prefeitura enviou o reforço de seis pessoas para ajudar na limpeza. Mas as vovós estão muito tristes conosco, elas têm muita dificuldade de entender porque não estamos deixando as pessoas estrarem aqui - relata Liliane.

Infectologista responde principais dúvidas sobre o coronavírus

Além dos materiais de higiene e alimentos, o Lar das Vovozinhas também precisa de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), como luvas e máscaras, e está com uma vaga aberta para médico clínico-geral ou geriatra, em regime 20h, com contratação CLT. Os interessados devem mandar currículo para o e-mail [email protected] O lar também está fazendo um banco de reserva de técnico em enfermagem.

Quem desejar contribuir e optar por fazer a doação pessoalmente, pode deixar o material em uma cesta disponibilizada na portaria, sem necessidade de contato. Logo após a entrega, uma equipe do lar faz a higienização do item doado.

No Lar Vila Itagiba, são 75 idosos e 40 funcionários. Sem visitas desde o dia 16, a administração tenta manter a calma no momento de crise.

- Nós estamos sobrevivendo a essa pandemia. Os idosos estão bastante ansiosos por causa das visitas. A casa tinha um grande fluxo de gente, de estagiários, voluntários e visitas das famílias. Mas não estamos deixando ninguém entrar e isso está trazendo um pouco de estresse. A gente está levando isso muito a sério, queremos evitar que chegue até nós - relata a irmã Cleonice Claudino, coordenadora substituta do Vila Itagiba.

Na casa, foram instalados suporte de papel toalha, no lugar das toalhas de banho, além de álcool gel e sabonete líquido. Os idosos receberam orientações dos funcionários e algumas atividades estão sendo realizadas em pequenos grupos, para evitar aglomeração.

- É uma casa que vive de doações e as doações estão paradas. Isso nos preocupa, é claro. Mas estamos tentando viver uma coisa de cada vez. Em algumas situações nós estamos indo buscar ainda, porque precisamos. Quem quiser ajudar, a gente não deixa entrar, mas pega no portão e quando chega a doação a gente faz a higiene na hora - explica a irmã.

No Abrigo Espírita Oscar José Pithan, são 34 idosos assistidos. As atividades da casa espírita e as visitas ao lar estão suspensas desde o último dia 16.

- Felizmente, por enquanto, está tudo tranquilo. Mas as doações praticamente acabaram, não tem nada. Estamos conseguindo levar, tinha um estoque bom de produto, mas não sabemos até quando vai durar. As doações estão sendo deixadas nas portarias e, depois, vai para o estoque - diz Adalberto Siqueira, presidente do abrigo.

PARA AJUDAR 

LAR DAS VOVOZINHAS 

  • Endereço - Av. Hélvio Basso, 1250, Bairro Duque de Caxias 
  • Telefone - (55) 2103-2626

Precisam de:

  • Material de Higiene - Álcool Gel e álcool para limpeza, fraldas geriátricas (G, GG e EG), papel higiênico, máscaras e luvas, água sanitária, desinfetante e detergente, shampoo, condicionador, repelente, sabão em pó e desodorante roll on 
  • Alimentos Não Perecíveis - Leite integral ou sem lactose, farinha de trigo, bolachas doces e salgadas, aveia, vinagre, arroz, macarrão, feijão, açúcar, café em pó e gelatina

Para depósito ou transferência bancária:

  • CNPJ - 95.623.617/0001-70

Banrisul 

  • Agência - 0353
  • Conta corrente - 06.005870.0-0

Sicredi

  • Agência - 0434
  • Conta corrente - 82077-6

Banco do Brasil

  • Agência - 0126-0
  • Conta corrente - 6204-9

LAR VILA ITAGIBA  

  • Endereço - Rua Passo Weber, 718, Bairro Chácara das Flores 
  • Telefone - (55) 3225-5053
  • Precisam de - 7 dispensers de álcool gel, 10 dispensers de sabonete líquido, 11 dispensers de papel toalha folheado, sabonete líquido para o banho dos idosos, álcool gel, luvas e álcool para limpeza  

ABRIGO ESPÍRITA OSCAR JOSÉ PITHAN  

  • Endereço - Rua Silvio Romeiro, 413, Bairro Chácara das Flores 
  • Telefone - (55) 3221-6460
  • Precisam de - álcool gel 70%, álcool líquido 70%, alvejante, shampoo, sabonete líquido, desodorante spray ou aerosol, absorvente geriátrico, desinfetante, Sustagem, máscaras e luvas

Para depósito ou transferência bancária:

Banco do Brasil

  • Agência - 0126-0
  • Conta corrente - 2016-8

Caixa Econômica Federal

  • Agência - 4722
  • Conta corrente - 00000005-2 (operação 003)


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190