coronavírus

Com ocupação de UTI próxima de 90%, instituições pedem reforço na prevenção ao contágio

Carta de alerta é assinada por 4ª CRS, AM Centro, Husm, Hospital Regional, Grupo Hospitalar Santiago, e Hospital de Faxinal do Soturno

18.398

Seis instituições da Região Central emitiram uma nota de alerta à população. A carta assinada por 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (4ªCRS), Associação dos municípios da Região Centro, Hospital Universitário de Santa Maria, Hospital Regional, Grupo Hospitalar Santiago, e Hospital de Faxinal do Soturno pede reforço aos cuidados de prevenção ao contágio do coronavírus.

VÍDEO: casos de Covid-19 mais que dobraram em um mês em Rosário do Sul

Conforme o documento, há um aumento no número de casos de pacientes com Covid-19 que necessitam de internação em UTI. O painel de monitoramento de hospitalizações da Secretaria Estadual de Saúde (SES) indicava a taxa de ocupação de 87,6% nos leitos de UTI da região de Santa Maria. No município, o dado é semelhante: 95 dos 109 leitos de UTI estão ocupados, o que representa 87,2%.

A nota reforça que essa situação já elevou o número de óbitos em decorrência da doença em outras regiões do país. A carta ainda fala em medidas que devem ser adotadas para diminuir o risco de infecção e pede que a população siga com a prevenção. A enfermeira Soeli Guerra, gerente de Atenção à Saúde do Husm reitera que a preocupação dos profissionais da saúde é com a possibilidade de um colapso do sistema.

- É o que estamos assistindo, casos aumentando. Parece que as pessoas não estão se preocupando como já fizeram. Preocupa que tudo funcione como se estivesse tudo bem, mas temos o receio de um colapso como se teve em outros lugares - justifica.

Com ocupação de UTI acima de 80%, Santa Maria registra 122 casos de Covid-19

O documento cita a necessidade de se evitar aglomerações, diminuir a circulação em lugares públicos, usar máscara, lavar as mãos e manter distanciamento entre pessoas. Além disso, também são citados evitar lugares fechados e reuniões.

Em caso de sintomas, a nota pede que as pessoas procurem os serviços de testagem e, se diagnosticado, pratique o isolamento e avise possíveis contactantes. O isolamento também é apontado como imprescindível para os casos suspeitos.

A nota cita, ao final do texto, que outro documento que circula nas redes sociais não é de autoria dos órgãos que assinam esta carta. A outra nota, segundo Soeli, tem a assinatura das mesmas instituições e outras que não foram inclusas no documento divulgado à imprensa posteriormente.

*Colaborou Leonardo Catto


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190