coronavírus

Com 100% de ocupação de UTI, Rosário do Sul enfrenta colapso do sistema hospitalar

Fora da UTI, em leitos clínicos, a ocupação é de 180%

18.398

Foto: Renato Moraes (Gazeta de Rosário)

Há pelo menos 14 dias, a taxa de ocupação de leitos de UTI no Hospital Auxiliadora, o único que atende casos de Covid-19 em Rosário do Sul, é de 100%. A capacidade de leitos clínicos para pacientes suspeitos ou confirmados da Covid-19, que precisam ficar em isolamento, também está no máximo - 180%, conforme dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES). Além disso, o município vive uma explosão de pessoas contaminadas. Dos 838 casos confirmados desde o começo da pandemia, 363 foram registrados em novembro. Conforme a secretaria de Saúde do município, Rosário do Sul não tem mais capacidade de atendimento e eventuais novos pacientes com necessidade de internação terão de ser realocados para outro município.

Santa Maria registra 48 novos casos de coronavírus

- O hospital está com uma capacidade instalada insuficiente, praticamente em colapso - explica Jair Rocha Oliveira, enfermeiro e assessor técnico da secretaria de Saúde.

Conforme a SES, o hospital conta com oito leitos de UTI. Na última atualização dos dados, na madrugada desta quinta-feira, todos estavam ocupados, sendo dois pacientes confirmados com a Covid-19.

Já a ocupação de leitos de Covid fora da UTI está em 180%: são 10 leitos registrados, mas com 18 pacientes internados. A UTI está com ocupação máxima há pelo menos 14 dias. Já os leitos clínicos chegaram a 180% apenas na quarta-feira - a última vez em que a ocupação ficou abaixo de 100% foi em 7 de novembro.


VÍDEO: debate dos candidatos a prefeito é nesta quinta e pode definir voto dos santa-marienses

Conforme a assessoria do Hospital Auxiliadora, com dados atualizados na manhã desta quinta-feira, dos oito pacientes internados na UTI, apenas um é positivo para a Covid-19. Já são outros 19 pacientes internados em leitos clínicos - 14 com teste positivo e outros 5 com suspeita da doença. Isto representa quase o dobro da capacidade da Unidade Covid do Hospital, que é 10 leitos. Conforme a assessoria, os leitos já ocupam outras unidades do Hospital.

Caso um paciente grave precise de internação em Rosário do Sul, ele terá de ser transferido para outro município.

- É uma questão de regulação. Quem define é o Estado, de acordo com a regionalização. Nós temos a nossa coordenadoria, que é a 10ª, que é quem vai regular isso, e o Estado vai disponibilizar uma vaga onde tiver - explica Oliveira.

VÍDEO: com seca, moradores de distritos dependem de caminhão-pipa para ter água potável

QUATRO MÉDICOS COM COVID-19
Conforme o enfermeiro, o município não tem mais capacidade para ampliar os atendimentos. Três médicos estão afastados por conta da doença e outro está internado na UTI com Covid-19.

- Em Rosário, nós não temos mais profissionais qualificados e mão de obra disponível para atender tanto a atenção básica quando o hospital. Mão de obra é escassa e limitada - afirma Oliveira.

Conforme a secretária de Saúde, Karla Rejane Pinheiro da Fontoura, haverá nesta quinta-feira uma reunião com autoridades municipais para definir medidas restritivas à população, na tentativa de frear o avanço do vírus. Nesta manhã, a prefeita Zilase Rossignolo (PTB) estava reunida com a direção do hospital para falar da situação dos leitos.  Atualmente, Rosário do Sul está na bandeira laranja do Modelo de Distanciamento Controlado do Estado. O município pertence à Região Covid de Uruguaiana.

ATENDIMENTO BÁSICO
Conforme Karla, o município conta um Centro de Atendimento à Covid, que recebe, em média, 100 pessoas por dia. Equipes de saúde também atuam na visitação aos casos ativos em isolamento domiciliar - são 286 pessoas nesta situação. O assessor atribuiu a crescente na curva epidemiológica ao grande número de testes diários - são 150 por dia, em média -, mas também à questão comportamental da população:

- Muito por conta do comportamento das pessoas, da dinâmica social, e das medidas restritivas que as pessoas deixaram de adotar - afirma Jair.

BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO
Rosário do Sul registrou, na quarta-feira, o quarto óbito por coronavírus. A vítima é um homem, de 89 anos, que faleceu no Hospital Auxiliadora. O município confirmou ainda 51 novos casos e 11 pacientes recuperados. No total, desde o começo da pandemia, já são 838 casos confirmados com a doença - 548 estão recuperados.

UFSM faz lançamento do Descubra em Rede nesta quinta-feira

Conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Rosário do Sul conta com 39.314 habitantes.

* colaborou Felipe Backes






fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190