santa maria

Cidade tem dois lares de idosos com surto de Covid-19

Já são três Instituições de Longa Permanência para Idosos com casos confirmados da doença

Natália Müller Poll

Duas Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) da cidade estão em situação de surto de coronavírus. A prefeitura confirma, ainda, que existem no total três ILPIs com casos positivos da doença. Entre os testados, estão idosos residentes e funcionários dos lares.

O Lar Vila Itagiba é um dos que apresentam situação de surto. O executivo informa que são 32 idosos e 10 colaboradores com diagnóstico positivo para Covid-19, e ainda existem mais resultados a serem recebidos pela prefeitura.

Boletim do RS registra 1.092 novos casos e outros 25 óbitos por Covid-19

A instituição já registrou um óbito no dia 11 de setembro. Conforme a irmã Anja Carvalho Pereira, coordenadora do lar, até a tarde de segunda-feira havia dois idosos internados em leitos clínicos do Hospital Universitário de Santa Maria (Husm) - ambos com mais de 85 anos. Um deles testou positivo para a doença e o outro, aguarda resultado do exame.

- Os dois idosos internados tem complicações. Um deles faz diálise e o outro tem o organismo bem debilitado em função da idade avançada - diz a irmã.

A instituição vem tomando medidas de higiene rígidas nas dependências. A coordenadora explica que os idosos foram separados para que não permaneçam nos mesmos quartos e que a equipe de limpeza foi reforçada.

RS tem 230 novos respiradores para leitos de UTI Covid-19

- Abrimos contratação emergencial para suprir a demanda da sanitização. Além disso, já testamos o pessoal no dia 27 de agosto e nos dias 3 e 12 de setembro. Para as famílias dos idosos que tiveram resultado negativo sugerimos que, se possível, acolhessem temporariamente esses idosos em suas casas, diminuindo a lotação e, consequentemente os riscos de contágio - explica.

Uma das preocupações da direção do Lar Vila Itagiba é a demora em receber os resultados dos exames. A Irmã Anja conta que até a tarde de segunda, não tinha confirmação desses 42 casos dentro da instituição, relatados pela prefeitura, e segue aguardando os resultados.

VÍDEO: especialistas analisam a média móvel de casos confirmados de Covid-19 em Santa Maria

A segunda instituição que está em situação de surto tem 21 idosos e um funcionário positivos para Covid-19, além de esperar resultado de mais cinco exames. A prefeitura não divulgou o nome do lar.

No Lar das Vovozinhas, são três idosas com coronavírus, duas de 86 anos e uma de 84. Até agora, a situação na instituição não é considerada como um surto. Conforme a vice-presidente da instituição, Liliane Duarte, duas delas estão internadas em leitos clínicos do Hospital Regional.

- Ainda estamos aguardando da Secretaria Estadual de Saúde, os resultados dos exames já feitos, por isso, amanhã vamos coletar exame de todos novamente, tanto idosos quanto funcionários, pelo projeto patrocinado pelo Itaú, chamado Todos Pela Saúde - conta Liliane.


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190