atualização

Casos suspeitos do novo coronavírus sobem para 27 no RS

Um dos pacientes mora em Santa Maria

18.297
Foto: Foto: Renan Mattos (Diário)

Foto: Renan Mattos (Diário)

O Ministério da Saúde divulgou nesta sexta-feira, em uma coletiva de imprensa, que os casos suspeitos do novo coronavírus subiram para 182. Só no Rio Grande do Sul, o número se elevou, de ontem para hoje, de 24 para 27 casos suspeitos. 

Os dados apresentados hoje foram repassados pelas Secretarias Estaduais de Saúde até o meio-dia desta sexta-feira. Até agora, 71 casos suspeitos de coronavírus já foram descartados em todo o Brasil, e 10 no Rio Grande do Sul. Apenas um caso foi confirmado, em São Paulo, de um homem de 61 anos que voltou da Itália.

Foto: Reprodução

No RS - o segundo estado do país com mais casos suspeitos, atrás somente de São Paulo - as suspeitas são em 9 cidades - duas a mais do que anunciado ontem: Santa Maria (1), Porto Alegre (14), Canoas (3), Caxias do Sul (2), Cidreira (2), Farroupilha (2), Montenegro (1), Palmares do Sul (1) e Passo Fundo (1), de acordo com a Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul 

A próxima atualização será feita pelo Ministério da Saúde somente na segunda-feira. 

SÃO GABRIEL
A jovem de 22 anos de São Gabriel, que está em isolamento domiciliar também com suspeita de coronavírus, ainda não consta na lista divulgada hoje. É que o exame foi enviado para o Lacen após os dados serem encaminhados para o Ministério da Saúde. 

Ela retornou recentemente da França e apresentava sintomas gripais. 

RS PODERÁ IDENTIFICAR CORONAVÍRUS
Durante a coletiva, o Ministério da Saúde anunciou que entregará a diversos laboratórios do país kits que serão capazes de identificar o novo coronavírus, incluindo o Rio Grande do Sul na próxima semana. A calibração da máquina, que a deixará apta para os testes, deve levar entre um e dois dias. 

Hoje, o Laboratório Central de Saúde Pública do RS (Lacen) não é capaz de fazer a análise do coronavírus, mas sim de vírus respiratórios que tem números mais expressivos cotidianamente, como Influenza e dengue, por exemplo. 

Com o recebimento de insumos para identificar o coronavírus, não será necessário encaminhar os exames para o Rio de Janeiro, como acontece atualmente, para a confirmação da doença, diminuindo o tempo da conclusão dos exames. 

GRUPO MAIS VULNERÁVEL
De acordo com a médica Socorro Gross, porta-voz da Organização Mundial da Saúde (OMS) no Brasil, as informações sobre o coronavírus no mundo até o momento indicam poucos casos em crianças. O grupo mais vulnerável seria a população adulta, principalmente idosa. 

- Os riscos são maiores quando a imunidade é menor - completa Socorro, na coletiva. 

O Ministério da Saúde ainda não cogita o fechamento das escolas e de nenhum cancelamento de evento com grande circulação de pessoas. 

QUAIS SÃO OS CASOS SUSPEITOS
Um caso só é considerado suspeito se o paciente apresentar febre e mais um sintoma gripal, como tosse ou falta de ar, e tiver passagem pela Alemanha, Austrália, Emirados Árabes, Filipinas, França, Irã, Itália, Malásia, Japão, Singapura, Coreia do Sul, Coreia do Norte, Tailândia, Vietnã e Camboja, além da China, nos últimos 14 dias.

MEDIDAS DE PREVENÇÃO

  • Lave sempre as mãos com água e sabonete, e evite levar as mãos ao rosto - principalmente à boca
  • Leve sempre um frasco de álcool em gel para garantir que suas mãos sempre estejam esterilizadas
  • Não compartilhe utensílios de uso pessoal (como toalhas, copos, talheres e travesseiros)
  • Caso você faça parte do público-alvo da vacina contra gripe, imunize-se todos os anos
  • Mantenha hábitos saudáveis. Alimente-se bem e coma frutas e verduras. Beba bastante água


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190