faça o teste!

Casos de hepatite C dobram em Santa Maria

Evento em alusão ao Julho Amarelo buscou informar e prevenir a doença

18.302

Para marcar o encerramento da campanha Julho Amarelo, instituída no Brasil pela Lei nº 13.802/2019 e com finalidade de reforçar as ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais, Santa Maria também promoveu 1º Webinário de Combate às Hepatites Virais.

Neste ano, por conta da pandemia do novo coronavírus, um evento foi organizado na forma online nesta terça e quarta-feira. Além de profissionais da área da saúde, o webnário foi aberto ao público, mediante inscrição.

_ Foi um evento informativo e preventivo para tratar sobre dados epidemiológicos, formas de contágio, diagnóstico, tratamento e prevenção das hepatites mais prevalentes no município e na região Sul do país, que são a hepatite B e a hepatite C, esta muito séria e silenciosa _ explica a enfermeira responsável pela Política Municipal HIV/Aids, ISTs e Hepatites Virais, Márcia Gabriela Rodrigues de Lima.

Pela 1ª vez, autotestes de HIV/Aids são disponibilizados em Santa Maria

Conforme apontam dados da Vigilância Epidemiológica, casos de hepatite C mais que dobraram no município em relação ao mesmo período do ano passado. No primeiro semestre de 2019, foram 14 novos casos novos. Já no primeiro semestre deste ano são 33.

Já hepatite B, foi um caso notificado no primeiro semestre de 2019 e cinco, neste ano; e hepatite A um em todo 2019 e nenhum em 2020.

Conforme Márcia, o número de casos é maior do que o contabilizado pela Vigilância Epidemiológica, pois ficam de fora dessa contagem alguns pacientes que os médicos tratam e acabam não notificando o município. O aumento das testagens também pode influenciar no aumento do número.

CONTÁGIO E PREVENÇÃO
A hepatite A é uma doença infecciosa transmitida por via oral-fecal, de uma pessoa infectada para outra saudável, ou através de alimentos ou da água contaminada. As hepatites B e C são inflamações no fígado causadas por vírus, costumam não apresentar sintomas até a doença já estar bem evoluída, podendo causar cirrose e até câncer no fígado. Quanto a hepatite B, a mesma é considerada Infecção Sexualmente Transmissível (IST), transmitida pelo esperma e secreção vaginal; pelo contato com sangue e da mãe para bebê no momento do parto. Já a hepatite C, considerada a mais grave das hepatites, é transmitida principalmente pelo contato com sangue seja por compartilhamento de materiais infectados como: lâminas de barbear, escova de dentes, alicates de unhas, seringas e entre outros.A transmissão sexual da hepatite C é pouco frequente, ocorrendo na maioria das vezes, em práticas sexuais de risco. 

Com 2,3 mil pessoas que vivem e tratam HIV, desafio é a prevenção e fim do preconceito

As principais formas de prevenção são a vacinação, o cuidado com os materiais infectados com sangue e o uso do preservativo. O tratamento é medicamentoso e pode ser realizado de forma gratuita pelo SUS.  

É importante ressaltar que, tanto a hepatite B quanto a hepatite C podem ser diagnosticadas por meio de testes rápidos, gratuitos, realizados sem agendamento, para toda população, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Santa Maria e na Casa Treze de Maio.

_ Toda população deve fazer o teste rápido, principalmente quem fez alguma transfusão de sangue antes de 1993 ou quem compartilha objetos perfurocortantes, pois é possível estar convivendo há anos com o vírus sem nenhum sintoma _ acrescenta a enfermeira da Casa Treze, Julia Bresolin.

Os casos de Hepatite em Santa Maria

1º semestre de 2019 

  • A - 1
  • B -1
  • C - 14
  • Total - 16

1º semestre de 2020

  • A - Zero
  • B - 5
  • C - 33 
  • Total - 38

Casa Treze de Maio

  • Rua Riachuelo, 364 _ Bairro Centro
  • Atendimento _ Segunda a sexta-feira, das 7h30min às 11h30min, e das 13h às 16h30min 
  • Mais informações _ (55) 3921-1263, no Facebook da Casa Treze ou pelo e-mail [email protected] 


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190