imunização

Bombeiros voluntários serão vacinados contra a Covid-19 na região

Profissionais foram incluídos nos grupos prioritários pelo Estado

18.398
Foto: Foto: Divulgação


Foto: Divulgação /
Bombeiros voluntários de Faxinal do Soturno estão entre as unidades que foram incluídas na vacinação

Bombeiros voluntários, cadastrados ou não no Corpo de Bombeiros Militar (CBMRS), assim como profissionais de campo da pesquisa Epicovid, poderão ser vacinados contra o coronavírus nos próximos dias no Rio Grande do Sul. Um total de 970 doses da reserva técnica que estava na Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi), em Porto Alegre, foram, juntamente com os imunizantes recebidos no início da manhã.

Municípios receberão R$ 247 milhões para prevenir Covid-19 em grávidas

- Os bombeiros voluntários estão na categoria de profissionais no combate à pandemia, ou seja, no transporte de pacientes Covid, fiscalização dos protocolos de Distanciamento Controlado, organização de drive-thrus de vacinação e outras ações na rua. Como essa categoria não tinha sido contemplada anteriormente, estamos enviando doses agora. Eles se enquadram na resolução do Ministério da Saúde de trabalhadores da força de segurança e salvamento. Quem determinou a quantidade de doses a ser enviada a cada município foram os próprios gestores municipais, em um levantamento com as associações de bombeiros voluntários - explicou Tani Ranieri, chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica, do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs).

Idosos de 74 anos ou mais recebem a segunda dose neste sábado

As doses destinadas a profissionais da pesquisa Epicovid, estudo da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e universidades parceiras, serão aplicadas nas pessoas que visitam as casas e realizam questionários e testes diagnósticos em moradores gaúchos. A pesquisa visa determinar a prevalência de infecção por coronavírus no Rio Grande do Sul.

Santa Maria recebe 11,8 mil vacinas contra a Covid-19 nesta sexta-feira

Serão 105 doses destinados a bombeiros voluntários cadastrados no CBMRS e 630 bombeiros voluntários não cadastrados, 215 doses aos profissionais de campo da Epicovid e 20 doses para moradores de quilombos ainda não imunizados. Outros 850 bombeiros voluntários, de 30 municípios, já haviam sido imunizados durante a etapa de vacinação nas equipes de saúde.

NA REGIÃO
Para os municípios da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (4ª CRS), foram destinadas 25 doses para profissionais da Epicovid e 60 para bombeiros voluntários, totalizando 85 doses do imunizante de Oxford/Astrazeneca, produzida pela Fiocruz. Na região, três municípios que possuem unidades de bombeiros voluntários serão contemplados: Faxinal do Soturno, Paraíso do Sul e Tupanciretã. A 9ª CRS, com sede em Cruz Alta, recebe 10 doses no total - cinco para bombeiros militares e outras cinco para bombeiros voluntários, que trabalham em Tupanciretã. 

DISTRIBUIÇÃO 
Até o fim da manhã desta sexta-feira, 17 das 18 coordenadorias regionais de saúde (CRS) haviam retirado as doses correspondentes aos municípios de sua abrangência, na Ceadi. Desta vez, toda a logística está sendo feita por via terrestre. Estão sendo entregues as vacinas contra a Covid-19 juntamente com as vacinas contra a gripe, o que faz ultrapassar o peso possível de carregar por helicóptero.

Os municípios estão se programando para buscar suas doses em cada coordenadoria correspondente.

* Com informações do governo do Estado


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190