solidariedade

Avião com pacientes de Manaus decola com destino a Santa Maria

São 15 manauaras que ficarão no Hospital Regional, três a menos que o previsto inicialmente

18.398
Foto: Foto: Divulgação

Foto: Divulgação
Os 15 pacientes embarcaram no voo, que partiu às 15h56min de Manaus

Os pacientes de Manaus deixaram a capital amazonense na tarde desta terça-feira em direção a Santa Maria. Diferente do previsto, 15 pessoas embarcaram no avião da Força Aérea Brasileira (FAB). A expectativa era por 18 pacientes.

Suposto uso de aviões da FAB para tráfico de drogas é investigado pela polícia

A previsão da decolagem era para 14h, no fuso-horário de Manaus, que tem uma hora a menos que o horário de Brasília. O voo decolou, porem, somente às 15h56min (de Brasília), por conta de uma forte chuva que caía na capital amazonense. Há a previsão de uma parada na cidade de Cuiabá, no Mato Grosso, às 17h. A previsão inicial de pouso, em Santa Maria, era às 20h15min. Com o atraso, não há nova previsão até o momento.

O avião vai pousar na pista da Ala 4. De lá, os pacientes serão transferidos para ambulâncias. Inicialmente, haviam 18 ambulâncias disponibilizadas pelas redes pública e privada. O comboio será escoltado até o Hospital Regional. No hospital, todos os pacientes serão encaminhados para uma ala isolada dos demais pacientes. A área fica no bloco B do Regional.

Os pacientes viajam sem a presença de familiares por determinação do Ministério da Saúde.

Foto: Governo do Estado (Divulgação)
Veículos se concentraram no Hospital Regional antes de buscar pacientes

Rio Grande do Sul registra mais 63 mortes pela Covid-19

LEITOS
Ao todo, o Hospital Regional conta com 40 leitos clínicos e 30 leitos de UTI Covid. Todos os 15 serão internados em leitos clínicos. As novas internações não vão ser consideradas pelo modelo de Distanciamento Controlado, que dita as bandeiras e protocolos de cada região do Rio Grande do Sul.

Na segunda-feira, autoridades do Executivo municipal e representantes dos hospitais de Santa Maria se reuniram com o Ministério Público (MP). O órgão fez perguntas quanto ao planejamento feito para o recebimento dos pacientes. A reunião teve o objetivo de pontuar a necessidade de reforço nas normas e equipamentos de biossegurança, além de prevenção da saúde das equipes e abastecimento de insumos.

A 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (4ª CRS) tem até a próxima sexta-feira para encaminhar ao MP informações e documentos complementares sobre o planejamento. Alguns dos participantes da reunião foram o prefeito Jorge Pozzobom (PSDB), o secretário de saúde Guilherme Ribas, a delegada da 4ª CRS Fabrícia Ennes, além de representantes do dos hospitais Regional e Universitário de Santa Maria (Husm).

Vacina russa Sputnik V tem 91,6% de eficácia contra Covid-19, aponta estudo

O Estado conta com 6.266 leitos clínicos para pacientes com quadros menos graves da Covid-19. Conforme a Secretaria Estadual da Saúde (SES), às 17h06min desta terça, a taxa de ocupação destes leitos era de 21,4%. Esse dado é apontado pelo governo do Estado como um dos fatores que permite o ato humanitário de receber pacientes de Estados que enfrentam colapso no sistema de saúde.

VÍDEO: central supera 800 atendimentos sobre dúvidas quanto à vacinação

REGIÃO METROPOLITANA
As cidades de Porto Alegre e Canoas já receberam, na segunda-feira, 17 pacientes da capital amazonense. Nove pessoas foram levadas ao Hospital Universitário de Canoas e oito encaminhadas ao Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Porto Alegre. Desde 27 de janeiro, Porto Alegre já tinha recebido 18 pacientes de Porto Velho, capital de Rondônia.

*Colaborou Leonardo Catto


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190