outubro rosa

Atividade na Maringá fala de saúde da mulher e a importância de prevenção ao câncer de mama

Mulheres que participaram da atividade também puderam fazer agendamento de mamografias

Foto: Pedro Piegas (Diário)

Durante a manhã deste sábado, foi realizada uma ação em prol ao outubro rosa na Escola Diácono João Luiz Pozzobon, na Vila Maringá. O evento intitulado "Direitos à Saúde da Mulher no Cotidiano", ocorreu das 9h30min ao meio-dia, com uma vasta programação. No local houve apresentações com a banda da Brigada Militar, roda de conversa sobre a prevenção e os cuidados à saúde da mulher, aferição de pressão e agendamento de mamografias, além de distribuição de brindes.

A realização foi da prefeitura de Santa Maria em conjunto com apoiadores. Segundo as organizadoras da ação deste sábado, Marli Aquino Rodrigues, do Lions Clube Santa Maria, e Rosane Nachtigall, servidora municipal, a proposta surgiu de um convite feito pela comunidade e pela Igreja Batista Nacional.

-  Nós trabalhamos o mês todo no outubro rosa, pois nosso foco é saúde e assim, organizamos todo o evento, desde a logística, do local, como seriam e as entidades envolvidas -, relata Marli Rodrigues.

Quem também esteve presente na ação foi a médica ginecologista e sexóloga Cida Brizola que comandou uma das palestras da manhã. Ela, que é do Conselho Municipal da Mulher e componente do Lions Clube Medianeira, relata que desenvolve um trabalho social onde sua carreira profissional também auxilia outras pessoas.

A médica relata que busca sempre se incluir em atividades como palestras sobre a prevenção de doenças em geral, no caso hoje, ela mediou uma roda de conversa com as mulheres presentes no evento para orientar sobre a doença.

- Hoje estamos fazendo um trabalho pela prevenção do câncer de mama e também no câncer geral da mulher. Mais como um empoderamento na busca do diagnóstico precoce, pois o diagnóstico precoce é o que evita que as pessoas tenham um bom acompanhamento e tratamento - explica Cida.

O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher é um dos responsáveis pela ação que aconteceu na escola. Durante todo ano é feito um planejamento, designado por um grupo de mulheres de 11 conselheiras ativas e 11 suplentes, que trabalham de maneira intensa. Esse planejamento varia de acordo com a temática de cada mês e de acordo com as necessidades das mulheres.

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Rosane Brum Vargas, explica que o conselho tem um trabalho fundamental nesse projeto. Segundo ela, durante todo o mês é feito uma programação intensa de divulgação, de informação, rodas de conversa e palestras a respeito da saúde da mulher e da prevenção.

- Nós trabalhamos em prol das mulheres e para as mulheres. O conselho é uma instância demográfica onde procuramos fazer aquele controle social através daquele ponte com o executivo. Então, trabalhando pela necessidade das políticas as mulheres, em prol dessas políticas e nas suas escutas ativas -, enfatiza Rosane.

A ação contou com o apoio da Casa da Amizade; Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (Deam); Liga Feminina de Combate ao Câncer; Lions Clube Santa Maria Medianeira; Ordem dos Advogados do Brasil (OAB); Sindicato dos Trabalhadores Rurais; Rotary Club Imembuí; Associação de Proteção e Defesa do Consumidor; Promotoria de Justiça; Patrulha Maria da Penha; Associação de Apoio e Pessoas com Câncer (Aapecan); IBN Maringá; Eu, nós e elas; UNISM - assistência jurídica; Casa do Poeta de Santa Maria (Caposm).


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 

© 2021 NewCo SM - Empresa Jornalistica LTDA


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7188
(55) 3213-7190