solidariedade

Associação Amigos do Husm completa 15 anos de atuação junto a pacientes e familiares

Cerca de 35 voluntários arrecadam roupas para doar, vendem em brechó, além de emprestarem cadeiras de roda, andadores, muletas e coletes

Dandara Flores Aranguiz
Foto: Foto: Renan Mattos (Diário)


Foto: Renan Mattos (Diário)

A ONG Associação dos Amigos do Hospital Universitário de Santa Maria (Husm) completou 15 anos de atuação no último dia 22. Fundada em junho de 2004, ela promove ações de solidariedade que proporcionam o bem-estar a pacientes do hospital e a seus familiares.

A associação trabalha, principalmente, para identificar as necessidades apontadas pelos setores e na busca de recursos e na promoção de campanhas para arrecadação de verbas.

Um grupo de cerca de 35 voluntários arrecada roupas para doar, vender em um brechó, além de emprestar cadeiras de roda, andadores, muletas e coletes, além de organizar enxovais para os recém-nascidos de famílias carentes. A equipe ainda doa remédios e leites especiais, conserta equipamentos, auxilia em pequenas reformas e na aquisição de equipamentos de uso médico, eletrodomésticos e móveis.

- Este ano, resolvemos promover 15 ações dentro do hospital para comemorar o nosso aniversário. Lançamos a ideia para os setores do Husm, e cada um vai dizendo o que precisa melhorar. Já providenciamos uma geladeira e um micro-ondas para o setor de nutrição. Agora, estamos vendo umas cadeiras para a sala de amamentação - explica Maria Terezinha Dotto, presidente da associação e voluntária desde a fundação da entidade.

'Teremos aumento de casos de toxoplasmose ocular', diz médico

A atividade de aniversário ocorrerá por tempo indeterminado, até que a associação consiga realizar todas as propostas solicitadas. O dinheiro recolhido no brechó beneficente e com a contribuição de 60 sócios será utilizado para promover as reformas e adquirir os itens.

Atualmente, a associação atende na secretaria, que funciona dentro do Husm, e em três salas do Centro Comercial da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), onde funciona o brechó, nas segundas e quintas-feiras, pela tarde, e nas terças-feiras, o dia inteiro.

- O importante, na nossa equipe, é que temos pessoas que estão desde o início. A gente faz de tudo para não desistir - comenta a presidente da associação.

Um jantar comemorativo aos 15 anos do Amigos do Husm será realizado hoje, no Restaurante Via Gastronômica, para cerca de 150 pessoas, entre voluntários, parceiros, contribuintes e simpatizantes.


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190