presídio de santa maria

Após surto de Covid, 12 agentes da Susepe são afastados do trabalho

Pelo menos mais um agente que apresentou os sintomas ainda aguarda o resultado do teste

18.427


Renan Mattos - BD 24/04/2019
Pelos menos 12 agentes da Superintendência de Serviços Penitenciários estão contaminados com o Coronavírus e foram afastados do trabalho

Após noticiar o afastamento de cinco agentes da Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe) na semana passada, a reportagem conseguiu com exclusividade um levantamento que aponta que 12 dos 43 agentes que fazem a segurança do Presídio Regional de Santa Maria estão contaminados com Covid-19. Segundo a Susepe, todos já foram afastados das funções e aguardam liberação médica para voltar ao trabalho. Pelo menos um agente que apresentou sintomas ainda aguarda o resultado do teste. 

VÍDEO: 'Pior rua de Santa Maria' segue com obras até a metade do ano

Segundo a assessoria de comunicação da Secretária de Administração Penitenciária (Seapen), todas as medidas de segurança e higiene são tomadas. Além disso, todos os funcionários recebem Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para evitar a contaminação. 

Já um agente que preferiu não se identificar, que foi ouvido pela reportagem, acredita que a contaminação tenha vindo de fora da casa prisional, mas que teve como fator determinante o aumento de agentes dentro do alojamento.

- Fecharam o Instituto Penal. Todos os presos que ficavam ali e os agentes vieram para dentro do regional. Daí todos os agentes homens ficaram aglomerados no único alojamento que tem. A maioria foi de homens que se contaminaram. Chegaram a dormir seis agentes no mesmo lugar. Teve gente dormindo em colchão no chão - contou o agente.

Conforme a Seapen, o Presídio Regional de Santa Maria já passou por pelo menos uma desinfecção após a confirmação dos casos. A secretaria ainda destaca, que apesar do número de agentes da Susepe contaminados, após um ano de pandemia, apenas um apenado apresentou os sintomas, fez o teste, foi medicado e está isolado. 

- Só um preso teve sintomas. Daí imediatamente ele foi isolado. Os presos que chegam da rua são isolados nas selas Covid. Após 12 dias eles são testados e se não tiver nada errado, no décimo quarto dia eles são transferidos para dentro da casa prisional. Temos um procedimento padrão para que nada aconteça - explicou o assessor de imprensa Júlio Amaral. 

Os agentes contaminados estão medicados e aguardando para retornarem ao trabalho. Segundo o Delegado Penitenciário Regional (DPR) Anderson Prochnow, enquanto os agentes contaminados estão de laudo médico, outros agentes reforçam as escalas para garantir a segurança e a continuidade da casa prisional. 

    



fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190