atendimento médico

Após recomendação do Estado, hospitais de Santa Maria suspendem cirurgias eletivas

Procedimentos ficam suspensos até 31 de março e serão remarcados

18.357
Foto: Foto: Pedro Piegas (Diário)


Foto: Pedro Piegas (Diário)

ATUALIZADA: matéria atualizada às 18h20min em 22 de fevereiro de 2021

Hospitais de Santa Maria estão com cirurgias eletivas suspensas, pelo menos, até 31 de março. Depois da orientação do governo para que tais procedimentos sejam cancelados em todo o Estado, as instituições da cidade começaram a adotar a medida. As cirurgias já marcadas serão reagendadas para uma data futura. 

A Secretaria Estadual da Saúde (SES) orienta que espaço físico e equipamentos hospitalares sejam totalmente voltados para pacientes suspeitos ou confirmados de Covid-19. Apesar da orientação do governo de suspender as cirurgias até 31 de março, elas poderão ser retomadas antes, a depender da avaliação de cada hospital e da diminuição de casos de Covid-19 e da ocupação de leitos. 

CARIDADE
Na sexta-feira, o diretor técnico do Hospital de Caridade Dr. Astrogildo de Azevedo, Luís Gustavo Thomé, já havia anunciado a suspensão das cirurgias eletivas na instituição. A iniciativa foi tomada depois que a taxa de ocupação de leitos para casos de Covid-19 chegou a 100%. Além da lotação de leitos UTI Covid-19, o número de leitos clínicos também está no limite. Além dos procedimentos eletivos, o hospital também deixa de atender pacientes de fora do município, com exceções de casos pontuais. As cirurgias eletivas marcadas serão reagendadas, mas ainda sem previsão. 

O Hospital de Caridade é referência regional para internações de casos graves de Covid-19 para planos de saúde. 

HUSM
O Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM) anunciou a suspensão das cirurgias ainda na manhã desta segunda, logo após a orientação do Estado. Com isso, "a força de trabalho da equipe técnica, a área física e os equipamentos hospitalares serão disponibilizados na integralidade para atendimentos a pacientes suspeitos ou confirmados Covid" informou a assessoria do Husm em nota.

Saiba como será a rotina esta semana nas escolas particulares de Santa Maria

Os pacientes do Husm, com cirurgia agendada até o final de março estão sendo avisados, por telefone, pelo Núcleo Interno de Regulação (NIR), e terão os procedimentos reagendados, a partir do mês de abril.

CASA DE SAÚDE E SÃO FRANCISCO
Depois de uma reunião, durante a tarde desta segunda, o Casa de Saúde também decidiu por suspender as cirurgias eletivas, que incluem procedimentos de urologia, otorrinolaringologia e vascular.

Alguns procedimentos, como colicistectomia e herniorrafia, além de cirurgias de emergência envolvendo fraturas, ginecologia, biópsia de pele e cirurgias infantis agendadas de postectomia e de herniorrafia, estão mantidos na Casa de Saúde.

Já o hospital São Francisco, que segue sendo referência para casos não Covid, terá uma reunião nos próximos dias para definir medidas.

O QUE SÃO CIRURGIAS ELETIVAS

São casos em que a não realização do procedimento não deve causar agravamento da enfermidade a curto prazo em termos de risco de vida e perda de função ou órgãos, que não constituem urgência ou emergência ou que não sejam decorrentes de atendimento a pacientes pós-Covid.

QUAIS CIRURGIAS SÃO INADIÁVEIS

  • Atendimentos às gestantes, bem como aos recém-nascidos e puérperas
  • Acompanhamentos pós-cirúrgicos para todos os tipos de cirurgias já realizadas (mesmo as eletivas)
  • Atendimentos na especialidade de oncologia, cardiologia e neurologia contemplando toda a linha de cuidado (da 1ª consulta até a alta do paciente)
  • Atendimentos pediátricos
  • Atendimentos de trauma


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190