Santa Maria

Após 1º surto de Covid-19 em lar de idosos da cidade, situação está controlada

Apesar da morte de um residente na sexta-feira, a administração do local diz trabalhar em segurança

18.302

O  comunicado oficial da prefeitura de Santa Maria, na última sexta-feira, o qual informava a 27ª morte por Covid-19 da cidade - a  de um homem de 97 anos e residente em uma Instituição de Longa Permanência de Idosos (ILPI) - também chamou atenção por deflagar o 1º surto de coronavírus em uma  ILPI de Santa Maria.  Segundo a prefeitura, além dele, outros 10 idosos e três profissionais da saúde que atuam no mesmo local, testaram positivo para doença. Na tarde desta terça-feira, a Superintendência de Comunicação reiterou as informações e confirmou uma condição de surto.

Na mesma instituição, outra idosa, de 93 anos, chegou a ser internada, mas recebeu alta hospitalar nesta quarta-feira, conforme informações da administração da ILPI.

Todas as carências geradas pelo coronavírus em lares de idosos

De acordo com a enfermeira responsável pela casa de idosos onde aconteceu o surto, o local segue aberto atendendo a todas exigências sanitárias da Vigilância em Saúde do município. A administração assegura que a situação de surto está controlada e todas as medidas de higiene são seguidas mesmo antes de qualquer idoso testar positivo para Covid-19.

_ Todos os idosos abrigados foram testados.Os positivos para doença, mantivemos na área  onde já costumavam ficar, mas isolados. Os que não têm a doença foram realocados para o andar de cima. Reforçamos o uso de EPIs e materiais de higienização. Os três profissionais que tiveram Covid foram afastados por 14 dias e já retornaram. Eles fizeram novos testes e todos deram resultado negativo _ assegurou a enfermeira responsável pela ILPI, que não quis ter o nome publicado nem o nome da instituição.

Só em Santa Maria, existem 24 ILPIs, sendo três filantrópicas: o Lar Vila Itagiba, o Lar das Vovozinhas e o Abrigo Espírita Oscar José Pithan. Ao todo, são cerca de 700 idosos sob cuidados dessas instituições, segundo informações do Ministério Público. A ILPI onde foi deflagrado o surto é particular e tem mais de uma década de atuação na cidade.

HISTÓRICO
No dia 11 de julho, um idoso residente da ILPI teve convulsões e precisou ser hospitalizado. Ele foi submetido ao teste de Covid-19 e resultado foi positivo. A partir de então, segundo, a administração da casa geriátrica, todos os funcionários e residentes foram testados. Alguns tiveram resultado negativo. Porém, 11 idosos (incluindo o que morreu na última sexta-feira) e três profissionais da saúde tiveram diagnóstico positivo. A enfermeira acredita que uma das possíveis causas para a contaminação tenha sido por meio de uma profissional que testou positivo após saber que a mãe estava com a doença. Ela notificou imediatamente a instituição  e foi afastada. Atualmente ela  trabalha normalmente e está curada.

VÍDEO: 'quando começou a pandemia, o lar foi entristecendo', diz enfermeira de instituição

PLANO DE CONTINGÊNCIA
A prefeitura acrescentou que todas as ILPIs contam com Plano de Contingência em relação ao coronavírus e seguem sendo monitorados pela Vigilância em Saúde. As ações estão previstas no Plano de Contingência do lar, como separação das pessoas sintomáticas e assintomáticas, além de evitar áreas comuns, fazer as refeições separadamente, realizar higienização, entre outras medidas. 

*Colaborou Leonardo Catto


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190