imunização

Análise de efeitos da vacina na taxa de óbitos e internações da cidade deve sair em até 10 dias

Levantamento irá avaliar se houve ou não queda na incidência de casos e óbitos após a aplicação da segunda dose

18.302
Foto: Foto: Pedro Piegas (Diário)
Na última terça-feira, completaram-se 15 dias da aplicação da segunda dose do imunizante em idosos de 85 anos ou mais

Foto: Pedro Piegas (Diário)
Na última terça-feira, completaram-se 15 dias da aplicação da segunda dose do imunizante em idosos de 85 anos ou mais

Uma análise para identificar se houve aumento, queda ou estagnação de casos, internações e mortes causadas pela Covid-19 em Santa Maria deve ser divulgada em até 10 dias pelo Centro de Referência Municipal da Covid-19.

Na última terça-feira, completaram-se 15 dias da aplicação da segunda dose do imunizante em idosos de 85 anos ou mais. É a partir deste período, segundo o médico epidemiologista, Marcos Lobato, que o imunizante começa a fazer efeito. Contudo, o levantamento envolve cruzamento de dados demanda critérios, tempo e equipe.

Santa Maria recebe nova carga com 6,9 mil vacinas nesta sexta

Nos últimos dias, a Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo divulgou dados que apontaram que após a vacinação, mortes de idosos entre 85 e 89 anos por Covid-19 caíram 51% na cidade em fevereiro e atingiram o menor número desde outubro.

_ São Paulo começou primeiro, então, eles têm essa resposta antes. Não temos aqui (no RS) um Butatan e estamos esperando doses do governo federal, o que ainda é muito pouco. Temos que estatisticamente olhar todo o município epidemiologicamente, o que muda muito se olharmos de hospital para hospital e consultório para consultório.

SE TIVER SINTOMA, FIQUE EM CASA

Enquanto não há redução de casos ou população vacinada, o médico afirma que, diante de qualquer sintoma é preciso ficar em casa.

_ Infelizmente, temos tido vários tipos de pressão. Lá no Centro de Referência, todos os dias, ouvimos pessoas dizendo que seus empregadores não aceitam afastamento do trabalho se não tiver o diagnóstico positivo, o que é totalmente errado. Tem de ficar afastado até o exame dar negativo, para não passar para outras pessoas no ônibus, na rua, no trabalho. Entendo esse momento econômico e, é por isso, que, se os empresários não quiserem fechar, mandem os funcionários para casa em caso de sintomas. Isso é crucial para esse momento. Estamos entre os piores países das Américas em cobertura vacinal. Diante de uma eventual diminuição de casos, a chance de termos um rebote é muito grande. Temos uma mistura explosiva: pouca gente vacinada e muita gente circulando. Aí, a probabilidade de as cepas, as variações dos vírus selecionarem alguém que possa ser mais resistente à vacina é muito maior aqui do que lugar.


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190