em santa maria

Adolescentes com comorbidades têm vacinação prevista para próxima semana

Agendamento será no mesmo formato do registro para gestantes e puérperas. Vacina da Pfizer é a única com autorização para aplicação nesse grupo

Leonardo Catto
Foto: Foto: Pedro Piegas (Diário)

Foto: Pedro Piegas (Diário)

Com a previsão de chegada de doses da Pfizer em parte destinada a adolescentes com comorbidades, Santa Maria se prepara para ações específicas para esse grupo. A prefeitura vai lançar um cadastro para agendamento para pessoas entre 12 e 17 anos com doenças pré-existentes. A previsão é que as ações ocorram na próxima semana a depender do quantitativo destinado para este público.

Rio Grande do Sul antecipa primeira dose a todos os adultos para 7 de setembro

O sistema vai funcionar a exemplo do que foi feito com gestantes e puérperas. Pelo sistema, a pessoa marca o local até onde pode ir receber a vacina. No dia marcado, assim como nas ações para adultos, deverá ser levada a comprovação das doenças. 

Para todo Rio Grande do Sul, são 65.520 vacinas da Pfizer com chegada nesta terça-feira. Parte delas será para adolescentes. Outra parte ficará armazenada a Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi), em Porto Alegre, até o momento do uso.

Ainda não foi informada quantas doses serão destinadas para Santa Maria. Como a confirmação do dia das ações depende da quantidade de vacinas, a confirmação será pelo calendário definitivo da vacinação contra Covid, que costuma ser divulgado no sábado.

AUTORIZAÇÃO
Desde o começo de junho, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) permite o uso da vacina da Pfizer para o público de 12 a 17 anos. A Secretaria da Saúde (SES) e o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems/RS) definiram, um mês depois, que pessoas desse grupo com comorbidades poderão ser vacinadas.A decisão teve como base o levantamento do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) de que todas as pessoas entre 12 e 17 anos que morreram por Covid-19 no Rio Grande do Sul tinham alguma comorbidade.

São Leopoldo, na Região Metropolitana, foi o primeiro município a começar a vacinação de adolescentes com comorbidades no Rio Grande do Sul.


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190