imunização
25 profissionais da saúde são os primeiros vacinados contra a Covid-19 em Santa Maria
19 Janeiro 2021 19:55:00
As primeiras doses da CoronaVac foram aplicadas na enfermeira Talissa Farias Arruda e na farmacêutica Catrine de Souza Machado, que trabalham no Centro de Referência de Covid-19
18.398

Foto: Foto: Renan Mattos (Diário)
Foto: Renan Mattos (Diário)
Não foi dia de Romaria, Divisão de Acesso e tampouco Feira do Livro, mas os santa-marienses estavam em clima de festa. O traje social foi trocado por máscara e todo comemoram: começou a tão esperada vacinação na cidade. Na noite de terça-feira, duas profissionais de saúde que trabalham na coleta de exames RT-PCR deram a largada na campanha. Outros 23 funcionários do Centro de Referência Municipal de Covid-19 também foram imunizados.
Veja quantas doses da CoronaVac cada município da região receberá
Quando o relógio marcou 18h58min, as duas primeiras tomaram, ao mesmo tempo, as doses de CoronaVac. A enfermeira Talissa Farias Arruda, 36 anos, é acostumada a ir na casa das pessoas que sentem sintomas para coletar material para os exames e disse que, em meio a tantas pessoas encontrou, em algumas, a descrença nos últimos nove meses. Agora, chegou o dia de comemorar:
- A gente sentiu um misto de emoções, euforia, ansiedade, mas é um momento muito feliz. Se pudesse, abraçava todos, mas a gente sabe que ainda é para esperar. É uma vitória do SUS, uma vacina pública.
A farmacêutica Catrine de Souza Machado reforçou o pedido para que a população mantenha os cuidados:
- A ciência mostrou que vale a pena esperar A gente pede encarecidamente que as larguem esse mito antivacina, se ela foi autorizada ela tem eficácia e segurança. As pessoas precisam continuar com cuidados, segurança, higienização das mãos e uso de máscara, que são de extrema importância para combater o vírus junto com a vacina.
Saiba qual foi o caminho percorrido pela vacina em Santa Maria
O médico epidemiologista Marcos Lobato, que desde o começo da pandemia coordena o trabalho na cidade e acompanha de perto os números de casos e mortes, não conseguiu conter o choro de alegria. O médico foi um dos 25 vacinados:
- É um momento muito importante para Santa Maria e para a história. Vivemos hoje a confirmação de como a ciência é importante e pode salvar vidas. Para nós, que estamos na linha de frente desde o começo, é gratificante viver esse momento.
O prefeito em exercício, Rodrigo Decimo, agradeceu os esforços de todos que se envolveram no combate à pandemia e citou o prefeito Jorge Pozzobom (PSDB) que está em férias e acompanhou tudo por vídeo.
- Tivemos no primeiro dia útil do ano a assinatura do prefeito para a criação da equipe que cuidaria da vacinação em Santa Maria. Desde então, esse grupo tem trabalhado diariamente para tratar da logística e compra de insumos - discursou.
DE CAMAROTE
Há 30 anos, o aposentado Ari Eloi Sangoi, 74, mora na Rua Conrado Hofman e hoje é vizinho do Centro. Enquanto aguarda "ansiosamente" por sua vez de tomar a vacina, acompanhou os primeiros imunizados na cidade do pátio de sua casa:
- Vou acompanhar de camarote e esperar a minha vez.