imunização

25 profissionais da saúde são os primeiros vacinados contra a Covid-19 em Santa Maria

As primeiras doses da CoronaVac foram aplicadas na enfermeira Talissa Farias Arruda e na farmacêutica Catrine de Souza Machado, que trabalham no Centro de Referência de Covid-19

18.398
Foto: Foto: Renan Mattos (Diário)

Foto: Renan Mattos (Diário)

Não foi dia de Romaria, Divisão de Acesso e tampouco Feira do Livro, mas os santa-marienses estavam em clima de festa. O traje social foi trocado por máscara e todo comemoram: começou a tão esperada vacinação na cidade. Na noite de terça-feira, duas profissionais de saúde que trabalham na coleta de exames RT-PCR deram a largada na campanha. Outros 23 funcionários do Centro de Referência Municipal de Covid-19 também foram imunizados.  

Veja quantas doses da CoronaVac cada município da região receberá

Quando o relógio marcou 18h58min, as duas primeiras tomaram, ao mesmo tempo, as doses de CoronaVac. A enfermeira Talissa Farias Arruda, 36 anos, é acostumada a ir na casa das pessoas que sentem sintomas para coletar material para os exames e disse que, em meio a tantas pessoas encontrou, em algumas, a descrença nos últimos nove meses. Agora, chegou o dia de comemorar:

- A gente sentiu um misto de emoções, euforia, ansiedade, mas é um momento muito feliz. Se pudesse, abraçava todos, mas a gente sabe que ainda é para esperar. É uma vitória do SUS, uma vacina pública.

A farmacêutica Catrine de Souza Machado reforçou o pedido para que a população mantenha os cuidados:

- A ciência mostrou que vale a pena esperar A gente pede encarecidamente que as larguem esse mito antivacina, se ela foi autorizada ela tem eficácia e segurança. As pessoas precisam continuar com cuidados, segurança, higienização das mãos e uso de máscara, que são de extrema importância para combater o vírus junto com a vacina.

Saiba qual foi o caminho percorrido pela vacina em Santa Maria

O médico epidemiologista Marcos Lobato, que desde o começo da pandemia coordena o trabalho na cidade e acompanha de perto os números de casos e mortes, não conseguiu conter o choro de alegria. O médico foi um dos 25 vacinados:

- É um momento muito importante para Santa Maria e para a história. Vivemos hoje a confirmação de como a ciência é importante e pode salvar vidas. Para nós, que estamos na linha de frente desde o começo, é gratificante viver esse momento.

O prefeito em exercício, Rodrigo Decimo, agradeceu os esforços de todos que se envolveram no combate à pandemia e citou o prefeito Jorge Pozzobom (PSDB) que está em férias e acompanhou tudo por vídeo.

- Tivemos no primeiro dia útil do ano a assinatura do prefeito para a criação da equipe que cuidaria da vacinação em Santa Maria. Desde então, esse grupo tem trabalhado diariamente para tratar da logística e compra de insumos - discursou.

DE CAMAROTE
Há 30 anos, o aposentado Ari Eloi Sangoi, 74, mora na Rua Conrado Hofman e hoje é vizinho do Centro. Enquanto aguarda "ansiosamente" por sua vez de tomar a vacina, acompanhou os primeiros imunizados na cidade do pátio de sua casa:

- Vou acompanhar de camarote e esperar a minha vez.  


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190