Santa Maria

20h antes de começar vacinação, carros já reservam lugares na fila

Apesar de prefeitura afirmar que não é preciso aguardar na fila, enfermeira chega bem antes. Neste sábado, serão vacinadas pessoas com 74 anos ou mais

Foto: Foto: Deni Zolin (Diário)
Leila estacionou o carro e está esperando na sombra do poste, em frente à Basílica

Foto: Deni Zolin (Diário)
Leila estacionou o carro e está esperando na sombra do poste, em frente à Basílica

Escorada no poste de energia, em frente ao portão da Basílica da Medianeira, para aproveitar um pouquinho de sombra, a enfermeira Leila Coutinho, 47 anos, é a primeira da fila para a vacinação do drive-thru no Parque da Medianeira, que neste sábado vai imunizar idosos com 74 anos ou mais. Ela chegou ao meio-dia desta sexta e vai esperar por 20 horas, até as 8h deste sábado, quando iniciará a aplicação das doses. Todo o esforço é para garantir a vacina para a mãe dela, Cecília Coutinho Rosa, 76 anos, que está ansiosa por receber a primeira dose.

_ A gente sempre fica preocupado, que possa não ter dose. Mesmo a gente sabendo que nem todo o público indicado vai tomar vacina e que possam sobrar vacinas, a gente sempre tem medo. Pela primeira vez, em Santa Maria fez rápido. As doses chegaram ontem (quinta), e vão vacinar neste sábado. Da outra vez, as vacinas chegaram na quinta e foram vacinar só cinco dias depois, na outra terça, o que é absurdo, porque são vidas. E esse sistema de drive-thru está funcionando bem, em todo o Brasil. Infelizmente, a gente mora no Brasil, e a gente tem de correr atrás _ afirmou Leila.

Santa Maria confirma mais 4 mortes em decorrência da Covid-19

Atrás do carro dela, havia outros 12 veículos vazios estacionados por volta das 13h30min desta sexta. A prefeitura tem tido, em todas as etapas, que não há necessidade de formarem filas com tanta antecedência, porque geralmente na metade da manhã, o movimento fica mais calmo nos pontos de vacinação.

Além disso, quem ficar sem vacina neste sábado deve aguardar porque nos próximos dias e com a chegada de mais lotes, a campanha deve continuar para a mesma faixa etária. Neste sábado, serão disponibilizadas 4 mil doses. A estimativa é que Santa Maria tenha 6 mil idosos com idade entre 75 e 79 anos e outros 9 mil com idade entre 70 e 74. Vale lembrar que a campanha é a partir desta idade, e idosos de 80 anos ou mais que ainda não tomaram a vacina, também podem se dirigir aos locais de vacinação. 

2ª DOSE
De segunda até quarta-feira, a UBS Eramos Crossetti recebeu 60 idosos de 85 anos ou mais que não tinham tomado a segunda dose da vacina no dia 11 de março. Com isso, 110 ainda não receberam a segunda parte, e na próxima semana uma nova ação para esse público deve ser informada pela prefeitura. Quem tomar a primeira dose neste sábado terá indicado, na carteira de vacinação, a data da próxima. 

VACINAÇÃO
Neste sábado, das 8h ao meio-dia, serão três locais para drive-thru e seis para pedestres - na UBS Wilson Paulo Noal, em Camobi, tanto pedestres, como pessoas em veículos serão vacinadas. Os idosos precisam levar documento de identidade e CPF. A carteirinha do SUS é opcional. Veja os locais:

DRIVE-THRU

  • Basílica da Medianeira - 800 doses
  • Campus da UFSM em Camobi (ao lado da Reitoria, em frente ao CPD) - 800 doses

    PARA PEDESTRES

  • Colégio Marista Santa Maria (Centro) - 700 doses
  • Clube 21 de Abril (Itararé) - 350 doses
  • UBS Oneyde de Carvalho (Lorenzi) - 300 doses
  • UBS Kennedy (Salgado Filho) - 350 doses
  • Associação Comunitária Tancredo Neves - 400 doses

PARA PEDESTRES E PESSOAS EM VEÍCULOS

  • UBS Wilson Paulo Noal (Camobi) - 300 doses

OUTROS PÚBLICOS

Em definição ainda na quarta-feira, a SES, juntamente à Comissão Intergestores Bipartite (CIB) e ao Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems/RS), definiu os grupos a serem vacinados com esta remessa. Com a definição, idosos de 73 a 76 anos, profissionais de saúde ainda não imunizados e bombeiros militares operando no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) vão poder tomar a primeira dose da vacina contra a Covid-19 nos próximos dias.

A prefeitura informou que, em relação a outros públicos, as ações serão divulgadas nos próximos dias.


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190