ajuda humanitária

18 pacientes de Manaus ficarão em ala isolada do Hospital Regional

Avião com amazonenses deve pousar na Ala 4 às 20h15min de terça. Novas internações não irão contar nos dados do modelo de DIstanciamento Controlado

18.398
Foto: Foto: Governo do Estado (Divulgação)

Foto: Governo do Estado (Divulgação)

A pista do Aeroporto Municipal de Santa Maria tem recebido, nas últimas semanas, os voos que carregam doses das vacinas contra a Covid-19. Os imunizantes são esperança para que a pandemia possa passar. O pouso previsto para esta terça-feira representa solidariedade. São 18 pacientes no avião que vai pousar na Ala 4 na noite de terça. Eles vêm de Manaus, no Amazonas, e serão encaminhados para leitos clínicos do Hospital Regional.

Praias e rios estarão interditados durante celebrações de Navegantes e Iemanjá

O Estado recebe 36 pacientes vindos da capital amazonense, que enfrenta um colapso do sistema de saúde. Metade vem para Santa Maria, enquanto o restante se divide - dez serão levados ao Hospital Universitário de Canoas, e oito, encaminhados ao Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Porto Alegre.

A previsão é que o voo com destino ao Coração do Rio Grande saia de Manaus às 14h. Depois da chegada, 18 ambulâncias farão o transporte dos pacientes até o Hospital Regional. A entrada e saída delas será pelo Aeroporto Municipal. Os veículos são das redes públicas e privada. A prefeitura não dispõe a discriminação de quem cedeu cada automóvel.

No Regional, os pacientes ficarão em uma área isolada. O local, que fica no bloco B, não terá diferenciação, conforme o diretor administrativo do hospital, Elvis Prestes.

Ele também aponta que não será necessários remanejar pacientes. O painel da Secretaria Estadual de Saúde (SES) indica que, dos 40 leitos clínicos do Regional, 22 estavam ocupadas segundo atualização da manhã desta segunda. Com mais 18 pacientes, todos ficariam ocupados.

- Não tem necessidade (de remanejar). Se tiver, contatamos a 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (4ª CRS), que vai verificar. Mas, se tivesse necessidade, eles nem viriam - crava o diretor.

Rio Grande do Sul registra 46 novos óbitos por Covid-19 nesta segunda-feira

O secretário municipal de saúde, Guilherme Ribas falou que pacientes daqui poderiam ser encaminhados ao Hospital Universitário de Santa Maria (Husm). Não houve confirmação sobre a transferência já ter sido necessária.

Segundo a prefeitura, os pacientes chegados de Manaus não terão contato com outros pacientes daqui. As novas internações também não serão levadas em conta nos indicadores do modelo de Distanciamento Controlado.

- É uma questão humanitária. Ou vamos esquecer que, quando Santa Maria precisou de leitos de UTI fora da cidade, fomos acolhidos? Temos a primeira oportunidade, depois de oito anos da boate Kiss, nós estamos dizendo para o Brasil inteiro: "muito obrigado pelo carinho que nos deram naquele momento" - comentou o prefeito Jorge Pozzobom (PSDB) em coletiva na chegada de 11 mil doses da CoronaVac na manhã desta segunda.

Mapa definitivo mantém 11 regiões do Estado em vermelho

Pozzobom também reiterou que o ato solidário de receber pacientes de fora não "desliga" a preocupação com a situação local. De acordo com o prefeito, um planejamento feito pelo município, juntamente a 4ª CRS, garante a manutenção do funcionamento pleno do sistema de saúde.

Ao todo, o Hospital Regional conta com 40 leitos clínicos e 30 leitos de UTI Covid.

A CHEGADA DOS PACIENTES

  • O avião com os 18 pacientes deve decolar de Manaus às 14h
  • A chegada está prevista para as 20h15min na Ala 4
  • 18 ambulâncias levarão os pacientes para o Hospital Regional
  • Lá, eles ficarão em leitos clínicos, isolados dos pacientes daqui
  • As 18 novas internações não vão ser contabilizadas no Distanciamento Controlado

*Colaborou Leonardo Catto


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190