surto

14 profissionais de saúde testam positivo para Covid-19 no Hospital Municipal de São Pedro do Sul

Trabalhadores tiveram contato com paciente internado em leito comum que acabou testando positivo para o novo coronavírus

18.303
Foto: Foto: Divulgação (Prefeitura de São Pedro do Sul)
Profissionais foram afastados do Hospital Municipal de São Pedro

Foto: Divulgação (Prefeitura de São Pedro do Sul)
Profissionais foram afastados do Hospital Municipal de São Pedro

CORREÇÃO: o site divulgou que havia mais uma pessoa no mesmo leito de hospital do paciente que testou positivo a partir do que foi dito pela secretária no vídeo ao vivo. A assessoria de comunicação da prefeitura esclarece que não havia outro paciente no mesmo quarto de hospital. A informação foi corrigida no texto. 

A secretária municipal de Saúde de São Pedro do Sul,  Raquel Mendonça, anunciou em live na página da prefeitura, na manhã desta terça-feira, que 14 profissionais de saúde do município testaram positivo para a Covid-19. Todos os funcionários são assintomáticos. Eles foram afastados e terão seus familiares monitorados.

Ao todo, foram testados 56 funcionários do hospital, de todos os setores da instituição. Os exames aplicados foram os de anticorpos IgM e IgG. A secretária informou que o hospital segue operando, mesmo com os profissionais afastados, e que já foi feita a organização de uma nova escala para continuar atendendo as demandas do município.

Conforme a titular da pasta da Saúde, o município já vinha elaborando um plano de testagem dos funcionários da saúde, e a decisão de iniciar os testes com os profissionais do Hospital Municipal de São Pedro do Sul foi motivada pela internação de um paciente em leito comum que acabou testando positivo para o novo coronavírus.

- Começou (a testagem) pelo Hospital Municipal por ter acontecido um erro de referência de um município vizinho que nos mandou um paciente suspeito que era monitorado. Ele ficou internado no hospital municipal em leito comum - disse a secretária. 

Segundo a secretária, ele foi atendido e acompanhado por vários profissionais de saúde sem que a equipe soubesse que ele estava positivo. A investigação começou quando ele teve febre.

Segundo Raquel, depois de investigar as causas da febre, a equipe do hospital confirmou o diagnóstico do paciente.

O enfermeiro infectologista do Controle de Infecção Hospital do Hospital Municipal, Ângelo Ramos, disse que a cidade vive um surto e que a população precisa se conscientizar, usar máscara e lavar as mãos, "ou vírus vai se espalhar pela cidade".

De acordo com a enfermeira epidemiológica Gabriele Braibante Pereira, nesta terça-feira serão concluídos os testes nos trabalhadores do hospital e, em seguida serão testados trabalhadores das cinco unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESFs), Vigilância Sanitária e Epidemiológica, Centro de Atenção Psicossocial (Caps) e Secretaria de Saúde.

- Também vamos fazer testagem e acompanhamento dos contatos domiciliares. No sétimo dia pós positivo, esses contatos também serão testados. Antes da liberação para voltar a trabalhar os profissionais também vão ser testados - explicou Gabriele.

Outra medida adotada como parte do plano de contingência hospitalar é a testagem de todos os pacientes que internarem no hospital.  O hospital também não está deixando mais de um paciente internado no mesmo quarto.

O último boletim epidemiológico foi divulgado pela prefeitura ontem registrava 23 casos positivos na cidade. 




fale conosco

redação
[email protected].com.br
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190