poder legislativo

Viagens de vereadores são motivo de troca de farpas na Câmara de Santa Maria

Dois pedidos de viagens, uma a Brasília e outro a Porto Alegre, acirraram os debates

Da redação
Foto: Foto: Thais Hoerlle (Divulgação)

Foto: Thais Hoerlle (Divulgação)

A utilidade das viagens dos vereadores incendiou a sessão de ontem da Câmara de Vereadores. Na ordem do dia, havia dois pedidos de viagens pagas pela Casa: um do petista Luciano Guerra, para cumprir agenda em Brasília, e outro dos parlamentares Jorge Trindade (Rede), Jorjão, Adelar Vargas (MDB), Bolinha, Alexandre Vargas (PRB) e Vanderlei Araújo (PP) a Porto Alegre, de 24 a 26 de março.

Descontente com o fato de parte dos vereadores ter barrado a sua viagem a Brusque (SC), junto com Marion Mortari (PSD), para entregar uma moção de apoio e um abaixo-assinado ao dono da Havan, Luciano Hang, em prol da instalação de uma loja em Santa Maria, ele questionou a importância e necessidade das viagens, incendiando o debate e levando muitos parlamentares à tribuna.

- Eu só quero questionar os vereadores que votaram que a nossa viagem fosse para a ordem do dia, eu pergunto se essas viagens serão mais produtivas e mais importantes do que a que a gente fez? Eu entendo que essa Casa faz coisas que não devia e não faz coisas que devia fazer. Eu fiquei chateado - cutucou Kaus, que junto com Marion, pagou do próprio bolso a viagem a Brusque.

Em relação ao pedido do emedebista, barraram a entrada em pauta as bancadas do PT, PTB e PSB. Na Tribuna, Leopoldo Ochulaki (PSB), Alemão do Gás, disse que não deu acordo para a viagem entrar na ordem do dia porque o empresário Luciano Hang havia estado há poucos dias em Santa Maria, quando poderia ser entregue a moção e o abaixo-assinado.

- Eu fui contra sua viagem porque seria um gasto desnecessário e as diárias são pagas pela comunidade. Não haveria necessidade da sua viagem, eu não fiz nenhuma viagem até hoje - justificou Alemão do Gás, irritado com Kaus.

Inauguração de creches em construção em Santa Maria irá atrasar

Em determinado momento, o líder do PT, Daniel Diniz estava na tribuna e se irritou com provocações de Kaus, que estava na sua cadeira, interrompendo a manifestação e pedindo providências à presidente em exercício, vereadora Luci Duartes (PDT), Tia da Moto.

- Vou interromper a minha sessão pela falta de educação desse meu colega (João Kaus), e se ele não parar de me provocar, eu vou falar aí da tribuna, onde a senhora está falando, se a senhora (Lucia Duartes) não pedir para ele parar - disse Daniel Diniz.

- Isso aqui parece mais 5º ano, vamos manter a ordem e o foco - cobrou Tia da Moto, que é professora, chamando todos para o redor da Mesa, quando a sessão foi interrompida.

Já Guerra criticou a imprensa, por muitas vezes, não divulgar o motivo das agendas e, sim, divulgar somente os valores. Ele afirmou que irá à Capital Federal buscar emendas para a construção de um Centro do Idoso. Acrescentou que solicitou diárias só para dois dias em Brasília, já que outros dois participará de um seminário sobre reforma da Previdência.

PEDIDOS APROVADOS
Depois de se acalmarem um pouco, os parlamentares retomaram os discursos, contudo em tom áspero. Ao final, os dois pedidos de viagem foram aprovados, inclusive com o voto de Kaus. Um terceiro pedido para vereadores que integram a comissão especial para fiscalizar o trânsito viajarem a Pelotas acabou retirado. Os parlamentares iriam conhecer o funcionamento da Coordenadoria de Trânsito da cidade da Zona Sul, para embasar o relatório.

_ Essa Casa já passou por vários constrangimentos até desnecessários. Não sou eu quem vou dizer a forma como João Kaus deve conduzir seu mandato _ disse Luciano Guerra (PT).


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190