câmara

Vereadores não poupam críticas à fala de Pozzobom na abertura do Ano Legislativo

Em uma Casa dominada pela oposição, com ferrenhos críticos ao governo do tucano, o discurso foi recebido com incredulidade e descontentamento

Maurício Araujo

Foto: Karohelen Dias/Câmara de Vereadores

Em sessão extraordinária, e regimental, o prefeito Jorge Pozzobom (PSDB) fez a abertura, na tarde desta terça-feira, do Ano Legislativo da Câmara de Vereadores. Por 30 minutos, o chefe do Executivo prestou contas do começo deste segundo mandato. Em uma Casa dominada pela oposição, com ferrenhos críticos ao governo do tucano, o discurso foi recebido com incredulidade, e, claro, descontentamento.

Projeto que propõe combate à violência contra mulheres nas escolas é protocolado na Câmara

Na tribuna, Pozzobom falou sobre a importância de pautas comuns e de construção coletiva, entre Executivo e Legislativo, como a conquista (a ser selada) do IPE aos servidores, a lei de liberdade econômica, a compra da vacina - se possível for -, a vacinação dos professores, a revitalização da Gare da Viação Férrea e a vinda da ESA para Santa Maria. Projetos esses, considerados coletivos entre os poderes, defendeu o tucano.

Na sequência, o prefeito falou da conquista de abertura de leitos, dos números de vacinação contra a Covid-19, da testagem da população, além de entregas como duas escolas de Educação Infantil, andamento de outras duas, e, como novidade, afirmou que no dia 3 de junho será lançada licitação para a construção da creche da Diácono João Luiz Pozzobom, entre outros feitos e projetos do governo.

Desarticulação deixa o caminho livre para a oposição no Legislativo

Por pelo menos duas vezes, Pozzobom afirmou estar à disposição dos parlamentes e que prestará esclarecimentos aos vereadores. Em uma Casa que emplacou três Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs), esse foi o único aceno dado aos vereadores, que, reiteradamente, criticam o que chamam de "falta de transparência do Executivo".

Conforme o prefeito, a cidade não pode perder o foco na vacinação, ressaltando que Santa Maria precisa de todos:

- São 5.570 prefeitos no Brasil. Pode ter alguém feliz que nem eu. Mas mais feliz que eu não tem. Mesmo com todas essas dificuldades que nós enfrentamos todos os dias. Cada dia que a gente perde um ente querido por conta deste inimigo invisível e traiçoeiro, que é o coronavírus, que nós choramos, eu tenho certeza que juntos nós vamos vencer, sem abrir mão das nossas convicções.

REPERCUSSÃO

O discurso do prefeito Pozzobom não agradou em nada a oposição. Mesmo que a manifestação fosse apenas protocolar, os parlamentares queriam ouvir mais, e não pouparam críticas ao tucano.

CPI da Covid pauta e muda a relação entre Câmara de Vereadores e prefeitura de Santa Maria

- Em qual cidade ele está vivendo? Porque não é a mesma minha. Ainda traz uma citação completamente infeliz, que é o prefeito mais feliz do Brasil, enquanto diariamente recebemos relatos de falta de médicos e outras situações que causam dor a população - destacou o líder da oposição, vereador Pablo Pacheco (PP).

O líder do bloco PT/PC do B, vereador Ricardo Blattes (PT), esperava que o prefeito falasse da estrutura administrativa, que, segundo ele, foi construída via decretos e sem planejamento:

- Esperava informações, dados, planejamento, e o prefeito vem apresentar feitos e obras inacabadas.

Senado aprova projeto de Lasier Martins que suspende reajuste de remédios em 2021

Os governistas, no entanto, acreditam que o prefeito cumpriu com o seu papel e trouxe informações importantes e transparentes.

- Foram várias obras conquistadas em meio à pandemia e que trazem benefícios à população. A prefeitura não parou, mesmo com o foco total na vacinação - alegou o líder do governo, Alexandre Vargas (Republicanos), que saiu em defesa da criticada fala do prefeito na tarde desta terça.


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190